Política

Projeto pode cortar pela metade salário de vereadores em Urussanga

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A iniciativa de um morador de Urussanga pode cortar pela metade o salário pago aos vereadores do município. Inspirado em iniciativa semelhante de uma cidade do Paraná, Charles Cancellier resolveu coletar assinaturas na cidade para garantir um projeto de autoria popular. Nele, Cancellier pretende propor o corte de 50% no vencimento dos parlamentares. “Precisaria de pelo menos 850 assinaturas, mas a meta é chegar a bem mais. Isso vai ajudar a dar peso ao projeto e quem sabe faça os vereadores entender que a vontade do povo é soberana”, ressalta.

Atualmente o salário dos vereadores de Urussanga é de R$ 4.675. Um valor bem acima da renda per capita estabelecida pelo Censo 2010 do IBGE. Este estudo indica que cada morador de Urussanga tem uma renda mês de menos de mil reais. “Mesmo baixando em 50% ainda fica um bom salário. Pelos cálculos que fizemos, uma ação assim representa uma economia de pelo menos 250 mil reais por ano. Isso quer dizer que em um mandato, a cidade poderia ter mais um milhão para investir em outro setor”.

O autor da proposta sabe, no entanto, que a tarefa não será fácil. Afinal, caberá aos próprios vereadores, interessados diretos neste processo, votar a favor da proposta. “Evidente que é difícil, mas não custa tentar. Se houver pressão e divulgação para toda a sociedade há sim uma grande chance”.

Com informações da Rádio Difusora AM 910