Poder Legislativo

Projeto polêmico é rejeitado na Câmara de Vereadores de Braço do Norte

Um projeto polêmico entrou em votação na noite desta segunda-feira (4), na Câmara de Vereadores de Braço do Norte. Após muitas semanas saindo e entrando na pauta, os vereadores finalmente votaram a autorização de abertura de crédito suplementar.

O Projeto de Lei Complementar 0001/2016 foi reprovado por seis votos a quatro. Votaram a favor os vereadores Ademir Schmoeller (PP), Bertilo Borba (PMDB), Cléia Demétrio Pereira (PMDB) e Maria Renata Schulz Dorpmuller (PMDB). Já os votos contrários foram dos vereadores Arlete Ramos (PP), Antônio Bittencourt de Souza (PSD), Maria da Silva Kulkamp (PP), Mario Jorge Danielski (PSD), Soraya Michels Richter (PSDB) e Valberto Wiggers Michels (PT). O presidente da Casa, Emerson Machado Fernandes, o Mano (PMDB), votaria apenas em caso de empate. O projeto visava transposição de verba para viabilizar a terceirização de funcionários da Secretaria da Saúde através de uma organização social.

Na Ordem do Dia também estavam em pauta as Indicações 45, 46, 47, 48, 49, 50 e 51, de autoria dos vereadores Maria, Antônio e Valberto, que solicitam  a limpeza, desobstrução de bueiros e canaletas, bem como a roçagem da Rodovia Municipal Monsenhor Gregório Locks, que liga a sede deste município com a comunidade de Pinheiral, o concerto do calçamento em frente a Marmoraria Jerônimo, no portão da residência do Senhor Iremar Bittencourt, concerto do calçamento da Rua José Irineu da Silva, em frente a residência da vereadora conhecida como Renata do Taxi, o patrolamento e lastreamento de saibro da Rua Rômulo Sandrini, a partir da Avenida Felipe Schmidt, na lateral da AFUBRA, visto que existe uma vala que danifica os veículos,  patrolamento e lastreamento de saibro na Rua Laura Rodrigues em rente a creche modelo, a limpeza da praça e manutenção do parque infantil do bairro Nossa Senhora de Fátima e que empenhe esforços no sentido de aterro e terraplanagem nos terrenos das famílias contempladas com o programa FDS- Minha Casa Minha Vida Rural, para os moradores do município beneficiados com o referido programa.

Também entraram em pauta as Moções de Congratulação ao Movimento de Irmãos, pelo jantar dançante promovido, de autoria da vereadora Maria, e ao deputado estadual José Nei Alberton Ascari, e, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo belo trabalho, como pelo exemplar Relatório de Atividades nessa área que atual em 2015, de autoria do vereador Emerson.

A vereadora Arlete requer que seja enviado ofício ao Hospital Santa Teresinha, solicitando a ampliação do plantão com pelo menos dois médicos ininterruptos, visto que atualmente o tempo de espera para ser atendido é de até quatro horas. Em outro Requerimento ela pede que seja enviado ofício ao governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, e, ao deputado estadual Valmir Comim, para que empenhe esforços em dinamizar a vinda de um novo veículo tipo ambulância equipada com suporte básico, para a unidade do SAMU de Braço do Norte, visto que atualmente possui um veículo único, ano 2012, com 81 mil quilômetros rodados, que em razão do péssimo estado das estradas que percorre, encontra-se reiteradamente em manutenção. Sendo que no ano passado foram gastos mais de R$ 30 mil, em sua recuperação. A unidade de Braço do Norte, atende os municípios de São Martinho, Armazém, Gravatal, Braço do Norte, São Ludgero, Rio Fortuna, Grão Pará e Santa Rosa de Lima, que importa numa população de aproximadamente 100 mil habitantes, residindo de forma bem equidistante. Já vereadora Maria requer que seja enviado ofício para a ADR de Braço do Norte, deputado estadual José Nei Alberton Ascari, e, ao governador do Estado de Santa Catarina, para que empenhe esforços na construção de uma quadra esportiva coberta na Escola Padre Jacó Luiz Neibel, no Pinheiral. 

Colaboração: Suham Dellatorre / Sul in Foco

[soliloquy id=”174158″]