Poder Legislativo

Projeto que trata da concessão do pavilhão José Ijair Conti é aprovado, em Criciúma

Projeto que trata da concessão do pavilhão José Ijair Conti é aprovado por vereadores de Criciúma

Foto: Comunicação Câmara de Vereadores de Criciúma

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão dessa terça-feira (18), o projeto de lei PE 31/17 que autoriza o chefe do Poder Executivo de Criciúma a realizar procedimento licitatório, na modalidade concorrência pública, visando a outorga da concessão onerosa de uso e exploração do Centro de Eventos José Ijair Conti.

A matéria teve emenda dos parlamentares pedindo a diminuição do prazo para a concessão de 20 anos (como estava no projeto) para 15 anos podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Além da emenda, os vereadores pediram para participar da elaboração de todo o processo do edital de licitação.

“Gostaria de esclarecer que essa discussão já ocorreu fora do ambiente da Casa. Neste caso, em relação a essa emenda nós passamos o dia todo em discussão. Esse estudo é feito anteriormente à sessão. Os vereadores estudaram projeto básico, a planta do local, as benfeitorias, detalhes do futuro edital de licitação acordados com o Executivo. Nós pretendemos que o Centro de Eventos seja utilizado para feiras, eventos, shows e exposições, trazendo movimentação em nossa cidade. Há um acordo de vereadores que vão participar da formatação do edital e do contrato para que o objetivo geral não seja ‘desviado’”, argumentou o vereador Zairo Casagrande (PSD).

“Considero esse projeto muito importante. Vejo o centro de eventos sendo subutilizado por atrair grandes feiras e eventos. Sou favorável a este projeto, mas hoje estivemos boa parte da tarde reunidos aqui, porque deve ser feito da maneira correta. Essa emenda veio para aprimorar. Gostaria de ver no projeto alguns critérios do edital, porque isso foi o que mais me incomodou na votação do projeto de hoje, mas como tivemos uma conversa com o Executivo. Ouvimos o compromisso de fazer com que a Câmara participe integralmente da construção do edital, por isso me sinto mais tranquilo. Como cidadão criciumense quero ter o privilégio de usufruir do espaço e cabe a nós vereadores acompanhar a construção do edital para que caia nas melhores mãos e que município receba os benefícios de todas as partes”, disse o vereador Daniel Freitas (PP).

“Cabe a nós estarmos juntos e todos terão a oportunidade de fiscalizar”, emendou o vereador Salesio Lima (PSD). Em seu discurso ele deu exemplos de eventos tradicionais da cidade que acontecem no local. “A importância é que nós vamos fazer a elaboração do próprio edital”, disse Julio Kaminski (PSDB). “Nós devíamos em conjunto criar um projeto de lei que quando há questões de concessões e doações, que já venha anexo ao projeto à minuta do edital”, sugeriu o vereador Julio Colombo (PSB).

“A Lei possibilita a realização de processo licitatório, visando a outorga de concessão onerosa de uso e exploração do Centro de Eventos do Município de Criciúma, viabilizando o aprimoramento da infraestrutura interna e externa do local, bem como a sua manutenção, liberando, nesse passo, o Município de tais encargos e, consequentemente, oferecendo melhores instalações e conforto para os usuários. Com a possibilidade de concessão, o Centro de Eventos passa a ser administrado por uma empresa do ramo, conhecedora desse nicho de mercado, e que irá buscar novos eventos para a região, o que proporcionará um incremento significativo na economia local, por meio do turismo de eventos, movimentando vários setores da economia local”, comentou o chefe do Poder Executivo, Clésio Salvaro.

Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Criciúma 

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Unibave receberá mais de R$ 1 milhão do Governo de Santa Catarina para concessão de bolsas

Os recursos de bolsas do UNIEDU são assegurados pelo Governo do Estado de Santa Catarina e favorecem a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.