Geral

Projeto ‘Roça Comunitária’ de Lauro Müller ganha destaque nacional

Padre Valmor Della Giustina coordena trabalho com um grupo de 25 pessoas

Um trabalho comunitário voltado para a agricultura familiar que vem sendo desenvolvido há quatro anos, no município de Lauro Müller, coordenado pelo vigário paroquial do município, padre Valmor Della Giustina, chamou a atenção dos editores da revista Família Cristã, que enviaram nesta segunda-feira (25) a jornalista Andreza Espezim ao município para saber mais detalhes e produzir reportagem sobre o projeto “Roça Comunitária”.

O trabalho inovador desenvolvido pelo vigário da cidade conta com a participação de um grupo de aproximadamente 25 pessoas que se reúnem todas as segundas-feiras para cultivar roças de variadas culturas como: milho, feijão, aipim, cebola, arroz, soja, verduras, hortaliças e trigo, cuja colheita foi feita recentemente.

Atualmente o grupo cultiva roças em aproximadamente cinco hectares de terras, que são emprestadas por agricultores, muitos deles, que fazem parte do projeto. Tudo que é colhido é dividido em três partes: uma é distribuída entre as pessoas do grupo, outra é doada para instituições do município e uma é vendida para custear as despesas de novas roças.

Conforme a jornalista Andreza Espezim a reportagem na revista Família Cristã sobre a roça comunitária de Lauro Müller sairá na edição de janeiro de 2014. “A Organização das Nações Unidas – ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Ficamos sabendo deste trabalho comunitário voltado para a agricultura familiar que é realizado pelo padre Valmor e estamos aqui para conhecê-lo de perto”, informa.

A revista Família Cristão existe há 70 anos e possui atualmente mais de 250 mil assinantes, que a recebem exemplares mensalmente.

Para o padre Valmor Della Giustina é uma alegria imensa ter o trabalho divulgado para todo país. “Nossa pequena experiência se soma as inúmeras iguais a essa que estão espalhadas Brasil a fora. Essa reportagem vem como um incentivo a uma grande organização popular de combate a fome e a miséria. Esse é nosso sonho, que é o mesmo de Cristo: combater a pobreza e a miséria”, registra.

[soliloquy id=”47924″]