Poder Executivo

Projetos para o Mar Grosso e acesso Norte são aguardados

Foto: Elvis Palma/DS

Duas obras bastante aguardadas pela população de Laguna podem não sair este ano ainda, como era esperado. A revitalização da orla do Mar Grosso e o acesso Norte estão aguardando a finalização dos projetos executivos, para que sejam liberados os recursos do Governo do Estado.

De acordo com o prefeito Mauro Candemil, o projeto arquitetônico da revitalização da orla do Mar Grosso já foi concluído pela equipe da prefeitura, juntamente com uma equipe do curso de Arquitetura da Udesc. Porém, o projeto executivo, que irá determinar o custo real da obra, entre outros, está em fase de produção pela Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), e não foi dada uma previsão de conclusão, segundo o prefeito.

Candemil afirma que o governador Eduardo Pinho Moreira já sinalizou interesse em fazer a obra. “Em conversa com ele a respeito da orla do Mar Grosso, ele entendeu nosso pedido como realmente algo necessário para Laguna e se comprometeu em tentar viabilizar os recursos”, comenta. “Mas é preciso ter tudo em mãos para que seja viabilizado”, completa.

O prefeito explica que a obra, que está orçada em um primeiro estudo na ordem de R$ 8 milhões, contempla o asfaltamento das duas vias na beira-mar, com nove metros de largura cada e 2,5 km de extensão, além de um toque de urbanização na orla.

Já as obras do acesso Norte de Laguna também dependem da conclusão do projeto executivo, que está na Secretaria de Estado de Infraestrutura. A assinatura do contrato para a execução do projeto definitivo foi realizada ainda em janeiro. Segundo o prefeito, ontem mesmo era para ser aberto o envelope que teria o nome da empresa que fará a obra, mas ele ainda não havia recebido uma resposta.

O acesso Norte é uma obra importante para a mobilidade urbana da cidade, porque servirá de segunda rota de saída e entrada, aliviando o fluxo de veículos que hoje se concentra na Avenida Calistrato Müller Salles. A nova pista irá cortar o bairro Barbacena, da avenida João Marronzinho até a BR-101.

Para o prefeito Mauro Candemil, existe a expectativa para o início das obras ainda este ano, “mas tendo em vista a falta de prazo para a conclusão dos projetos executivos e ainda uma série de trâmites que precisarão ser feitos após este período, como licença ambiental, por exemplo, talvez não seja possível iniciar”, conclui.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.