Política

Promotor faz palestra sobre processo eleitoral

Questões polêmicas como inelegibilidade e lei da Ficha Limpa pautaram o evento.

O promotor de Justiça da Comarca de Criciúma, Alex Sandro Teixeira da Cruz, proferiu uma palestra aos envolvidos no processo eleitoral de 2012 na noite de hoje (29), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma. Questões polêmicas como inelegibilidade e lei da Ficha Limpa pautaram o evento. Contudo, para o promotor precisam ser amadurecidas pelos setores da justiça que ainda possuem diversas interpretações. 

Ele destacou ainda as principais datas do calendário eleitoral, falou sobre o que pode ou não ser feito durante o período, e principalmente sobre os cuidados que o candidato precisa tomar para não agir de forma que seja considerada ilegal. O promotor alertou inclusive para os casos de conflitos, brigas e desavenças que ocorrem antes e no dia das eleições. “Precisamos de pessoas com espírito elevado, que não conquistem inimigos, que participem de debates de ideias e que se comprometam com a cidade”, pontuou Cruz.

Entre as mensagens deixadas durante o evento, Alex Sandro Teixeira da Cruz, enfatizou a qualidade do administrador. E afirmou que independente de quem seja e para qual cargo seja eleito, ou até mesmo que não tenha êxito durante o processo, ter grandeza é fundamental. “Que aproveitem o período para crescer, obter boas ideias e favorecer o conjunto de melhorias para a cidade é muito importante”.  

Para o prefeito Clésio Salvaro, ampliar o conhecimento das pessoas no período pré-eleitoral é muito importante para que todos possam contribuir para um processo tranquilo, sem conflitos ou equívocos. “É um privilégio receber o promotor. Uma oportunidade imperdível e única para que todos possam buscar os esclarecimentos necessários para participar do processo eleitoral. Recebemos público de vários municípios vizinhos”, comentou o prefeito.

O evento foi organizado a pedido do Governo do Município, e contou com a presença de muitas pessoas que trabalham no serviço público da região. Entre os presentes esteve o prefeito de Orleans, Luiz Carlos Librelato, o Lussa.