Geral

Proprietários de lavações têm até sexta-feira para assinar o TAC

As lavações que não assinarem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) até sexta-feira serão fechadas a partir da próxima semana

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Proprietários de lavações de veículos de Criciúma têm até a próxima sexta-feira (30) para cumprirem exigências do Ministério Público (MP) impostas em uma ação conjunta com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri).

Após um trabalho rigoroso de fiscalização nos estabelecimentos foi detectado que alguns locais trabalham de forma irregular e precisam se adequar a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para continuar com as portas abertas. Normas como licenciamento ambiental, análise de águas, alvará de funcionamento, tratamento de efluentes, controle de ruídos e respingos devem ser providenciadas. Além disso, os postos de lavação automotiva devem ter piso impermeável.

Conforme o presidente da Famcri, Giovano Izidoro, os proprietários que não atenderem às normas estipuladas pela Famcri e pelo Ministério Público, terão seus estabelecimentos interditados a partir da próxima segunda-feira (03).

Izidoro revela que a cidade de Criciúma conta com 61 lavações. Destas, apenas 30 se disponibilizaram a assinar o termo, que foi dividido em duas etapas. “Separamos as assinaturas em duas etapas. Foram 15 lavações na semana passada e 15 nesta semana. Porém apenas nove compareceram à Famcri. Até o momento ninguém se pronunciou ainda”, comenta o presidente.

Segundo o responsável pela fiscalização na Famcri, Valmir Gomes, a partir da próxima segunda-feira, ele e o promotor do Meio Ambiente de Criciúma, Luiz Fernando Góes Ulysséa visitarão todas as lavações para determinar a interdição das que estiverem irregulares. “Eles tiveram o tempo necessário para entrarem nas normas e trabalhem nas devidas condições. Quem não respeitar a lei, deverá fechar”, frisa Gomes.

Ele ressalta que seis lavações já fecharam as portas por conta própria, para não se adequarem à lei. “Este é um marco importante para Criciúma. Um período onde todas as lavações estarão funcionando adequadamente para não agredir o meio ambiente”, finaliza Izidoro.

Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma