Geral

Protesto é suspenso até segunda ordem na SC-100

Moradores da região da Ilha, em Laguna, fechariam a rodovia na manhã de hoje, mas receberam a garantia de melhorias

Por ora, a manifestação que seria realizada hoje na comunidade Canto da Lagoa, em Laguna, está suspensa. Os moradores da região da Ilha ameaçaram fechar a SC-100 como forma de reivindicar a manutenção da rodovia. Ontem, a presidenta da União das Associações de Pescadores da Ilha, Maria Aparecida dos Santos Ramos, a Cida, recebeu a garantia do Deinfra de ações que atenderão os seus anseios.

Ficou acordado que um caminhão-pipa passará pelas localidades lindeiras à estrada três vezes ao dia, para amenizar o problema do excesso de poeira. E também que será colocado areão, a partir da próxima segunda-feira, nos trechos mais necessitados, onde há buracos ‘fechados’ por areia, que deixam a via escorregadia, especialmente para as motos. “Aceitamos a proposta porque não podemos querer coisas além do possível. Mas, se segunda nada tiver sido feito, na terça-feira a gente fecha a estrada na primeira hora”, avisa Cida.

A SC-100, parte da futura Interpraias, começou a ser pavimentada em maio de 2011. Pouco mais de um quilômetro (são 15,540 quilômetros no total) recebeu asfalto até o momento, com início das obras pela balsa. O projeto prevê o asfaltamento até a divisa com Jaguaruna, na ponte do Camacho, e lajotas no trecho de 2,280 quilômetros no acesso ao Farol de Santa Marta. Esta segunda etapa ainda nem começou a sair do papel.

Manutenção é feita pela Setep

A manutenção da parte da SC-100 que será asfaltada é de responsabilidade da Setep, empresa contratada para executar os trabalhos no trecho. O secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Nazil Bento Júnior, explica que o serviço deixou de ser realizado apenas do Natal ao início deste ano, período de férias coletivas dos funcionários, e retomado na semana passada.

A empresa conta com dois caminhões-pipa, atualmente usados na bifurcação próxima à balsa. “A Setep passa a máquina na estrada com frequência, mas logo as ‘costeletas’ reaparecem. Aliás, como as condições de tráfego da estrada estão boas, é evidente que o movimento nesta temporada tem sido bem grande, o que acaba por agravar o problema de poeira enfrentado pelos moradores”, avalia o secretário.

Nazil recebe na tarde de hoje os representantes da União das Associações de Pescadores da Ilha para uma reunião. Na pauta, as melhorias já acordadas até o momento e possíveis novas ações.