Geral

Protesto: situação de escola de Tubarão segue indefinida

Nesta segunda-feira, alunos e trabalhadores realizaram uma manifestação para o retorno do ano letivo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes e membros da comunidade do bairro Morrotes, em Tubarão, realizaram um protesto na segunda-feira de manhã pedindo uma solução para os problemas da EEB João Teixeira Nunes, que continua sem aulas após os danos sofridos durante a tempestade do dia 16. 

Conforme o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Nilton de Campos, muitas escolas retornaram às atividades, ainda que de forma precária, com a interdição de áreas perigosas e com a realização de pequenas obras, mas no caso da EEB João Teixeira Nunes a Agência de Desenvolvimento Regional – ADR não vê esta possibilidade. 

“Os danos foram muito graves, por isso nossa preocupação. Temos que pensar em primeiro lugar na segurança dos alunos. Amanhã [terça] tenho uma reunião com a direção da escola na qual vamos analisar o que pode ser feito. Existe a possibilidade de termos que realocar os alunos para que o ano letivo possa ser concluído. Paralelamente a isso, trabalhamos para assegurar os recursos do governo federal para que todas as obras definitivas sejam feitas nas escolas”, destaca. 

Na segunda o secretário esteve em Florianópolis com outros membros da equipe da ADR, na Secretaria de Educação do Estado, para adequar os orçamentos que serão enviados ao governo federal para buscar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDES, que já foram prometidos ao Estado.

Outras escolas

As aulas na EEB Sagrado Coração de Jesus e na EEB Professora Célia Coelho Cruz devem retornar na quinta-feira, segundo Nilton. “Foram feitas obras emergenciais e houve o isolamento de algumas áreas, e vamos retornar com as aulas para concluir o ano letivo – falta entre 30 e 40 dias. As obras definitivas serão feitas no período de férias, com a liberação dos recursos. Isto é o que está planejado”, afirma o secretário.

Com informações do Jornal Diário do Sul