Geral

Próximos três meses serão de chuva e calor em Santa Catarina

O Oeste, que sofre com a estiagem intensa nos últimos meses, pode ter a situação amenizada, mas ainda precisa de chuva mais regular e bem distribuída para reverter a situação

Divulgação

O indicativo é que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro formem um trimestre de retorno das chuvas em Santa Catarina, com previsão de acumulados de chuva um pouco acima da média para o período. Este trimestre é justamente quando o Hemisfério Sul entra no verão.

A Epagri/Ciram aponta que em dezembro haverá entre 130 e 150 mm de chuva em três regiões (Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul), de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

O órgão ainda lembra que, historicamente, a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira.

Em janeiro e fevereiro a média histórica mensal é de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Segundo a Defesa Civil, as temperaturas devem ser dentro ou acima da média, com algumas ondas de calor, já comuns durante o período. O destaque deve ir para o Litoral, que deve ter calor ainda mais acima da média.

Além disso, as mínimas também podem ficar mais frias do que o normal, com um resfriamento das temperaturas da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, fenômeno La Niña.

Nos meses de outubro e novembro de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampla área de resfriamento com anomalia de -1,0°C e -2,0°C.

O fenômeno deve ter intensidade moderada a forte e pico máximo em janeiro, se estendendo até o primeiro semestre de 2021.

Chuva amenizará estiagem

O Oeste, que sofre com a estiagem intensa nos últimos meses, pode ter a situação amenizada, contudo, o órgão pede cautela. Segundo a Defesa Civil, são necessários mais meses de chuva regular e bem distribuída para que a situação seja revertida.

Notícias Relacionadas

Criminosos carneiam vaca prenhe em propriedade de Lauro Müller

O animal, que pesava por volta de 390 quilos, foi abatido no local e toda a carne foi levada.

Celebre com o Blume Motel: reserve uma suíte decorada e ganhe um espumante

Em comemoração ao aniversário de um ano, durante o mês de junho, as reservas com decoração especial entre segunda e quinta-feira ganham de brinde um espumante Moscatel Rosé.

Candidatas à Rainha da VIII Cocalfest se reúnem em primeiro encontro

As meninas se reuniram no sábado (19) em um café com os jurados para se conhecerem e conhecerem como irá funcionar a edição deste ano

Covid-19: Consequências cerebrais devem ser observadas, alerta neurocirurgião

Após contrair o vírus várias pessoas relatam desde queda de cabelo, cansaço, passando por dores de cabeça frequentes, diminuição da capacidade de raciocínio, de memória, entre outros tipos de sequelas e sintomas, alguns duradouros e persistentes