Geral

Próximos três meses serão de chuva e calor em Santa Catarina

O Oeste, que sofre com a estiagem intensa nos últimos meses, pode ter a situação amenizada, mas ainda precisa de chuva mais regular e bem distribuída para reverter a situação

Divulgação

O indicativo é que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro formem um trimestre de retorno das chuvas em Santa Catarina, com previsão de acumulados de chuva um pouco acima da média para o período. Este trimestre é justamente quando o Hemisfério Sul entra no verão.

A Epagri/Ciram aponta que em dezembro haverá entre 130 e 150 mm de chuva em três regiões (Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul), de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

O órgão ainda lembra que, historicamente, a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira.

Em janeiro e fevereiro a média histórica mensal é de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Segundo a Defesa Civil, as temperaturas devem ser dentro ou acima da média, com algumas ondas de calor, já comuns durante o período. O destaque deve ir para o Litoral, que deve ter calor ainda mais acima da média.

Além disso, as mínimas também podem ficar mais frias do que o normal, com um resfriamento das temperaturas da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, fenômeno La Niña.

Nos meses de outubro e novembro de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampla área de resfriamento com anomalia de -1,0°C e -2,0°C.

O fenômeno deve ter intensidade moderada a forte e pico máximo em janeiro, se estendendo até o primeiro semestre de 2021.

Chuva amenizará estiagem

O Oeste, que sofre com a estiagem intensa nos últimos meses, pode ter a situação amenizada, contudo, o órgão pede cautela. Segundo a Defesa Civil, são necessários mais meses de chuva regular e bem distribuída para que a situação seja revertida.

Notícias Relacionadas

UniSatc forma novos profissionais neste sábado

Instituição comunitária celebrará a formatura dos acadêmicos de nove áreas do mercado

Tragédia na BR-376: Tubaronense morre esmagado pelo próprio caminhão

Ludimar deixa para trás uma esposa, três filhos e três netos

Ministério Público vai investigar prefeita que jogou livros no lixo em SC

Até obra de Luís Fernando Veríssimo foi descartada em Canoinhas

Após seis dias, trânsito é totalmente liberado na BR-101, no Morro dos Cavalos em Palhoça

Fluxo foi totalmente liberado para tráfego em duas faixas em cada sentido da pista