Geral

Próximos três meses serão de chuva e calor em Santa Catarina

O Oeste, que sofre com a estiagem intensa nos últimos meses, pode ter a situação amenizada, mas ainda precisa de chuva mais regular e bem distribuída para reverter a situação

Divulgação

O indicativo é que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro formem um trimestre de retorno das chuvas em Santa Catarina, com previsão de acumulados de chuva um pouco acima da média para o período. Este trimestre é justamente quando o Hemisfério Sul entra no verão.

A Epagri/Ciram aponta que em dezembro haverá entre 130 e 150 mm de chuva em três regiões (Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul), de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

O órgão ainda lembra que, historicamente, a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira.

Em janeiro e fevereiro a média histórica mensal é de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Segundo a Defesa Civil, as temperaturas devem ser dentro ou acima da média, com algumas ondas de calor, já comuns durante o período. O destaque deve ir para o Litoral, que deve ter calor ainda mais acima da média.

Além disso, as mínimas também podem ficar mais frias do que o normal, com um resfriamento das temperaturas da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, fenômeno La Niña.

Nos meses de outubro e novembro de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampla área de resfriamento com anomalia de -1,0°C e -2,0°C.

O fenômeno deve ter intensidade moderada a forte e pico máximo em janeiro, se estendendo até o primeiro semestre de 2021.

Chuva amenizará estiagem

O Oeste, que sofre com a estiagem intensa nos últimos meses, pode ter a situação amenizada, contudo, o órgão pede cautela. Segundo a Defesa Civil, são necessários mais meses de chuva regular e bem distribuída para que a situação seja revertida.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado