Poder Legislativo

PSDB dividido: duas chapas do mesmo partido disputam eleição na Câmara de Orleans

A disputa para a presidência está entre Mirele Debiasi Perico e Hildegart Tessmann Durigon.

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Orleans

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Orleans está dando o que falar. A disputa está entre duas chapas inscritas, ambas encabeçadas por vereadores do mesmo partido, o PSDB. Mirele Debiasi Perico representa a Chapa 1 e Hildegart Tessmann Durigon representa a Chapa 2.

Em um acordo político, ficaram acertados os partidos que iriam presidir a Câmara de Vereadores durante os quatro anos de mandato, seguindo a ordem PSDB, MDB, PSDB e MDB, coligação que elegeu o prefeito Jorge Luiz Koch (MDB) e o vice Mário Coan (PSDB). No primeiro ano, assumiu Lucas Canever Librelato, o vereador mais votado do PSDB, com 1.240 votos. Atualmente, Pedro João Orbem (MDB) é o presidente.

A eleição para 2019 será neste sábado (15), a partir das 10 horas, na Casa Legislativa. O nome do vereador Hildegart foi indicação do próprio partido. “O acordo que fizemos deu ao meu partido a oportunidade da indicação. Tenho um histórico de 25 anos de militância politica com respeito a todos e equilíbrio nas decisões”, afirmou ele.

Mirele, por sua vez, diz que sempre demonstrou o interesse em ser presidente. Além disso, ela foi a segunda vereadora mais votada do partido, com 775 votos contra 556 votos de Hildegart. “Meu trabalho como vereadora sempre foi pautado pelo bem da população. Eu não precisava estar passando por isso. Estou pagando um preço alto por defender a população. Se for para ser vereador e ficar numa boa, tu ajuda a varrer tudo para baixo do tapete. Mas minha postura é lutar por um ideal, que é de trabalhar pelo coletivo e não pensando em interesse próprio, mas sim em uma sociedade melhor”, declarou.

Ao Jornal JH, o vereador Osvaldo Cruzetta (PP), Vá, falou sobre as possíveis razões de Mirele não ter sido indicada pelo partido, indicando uma retaliação à vereadora. “Pelo que sabemos, ela não foi indicada pelo partido por ter denunciado problemas financeiros na Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO. Eu e ela levantamos a questão que na época havia pessoas ganhando R$ 10 mil por mês e o presidente do PSDB era também presidente do hospital, tendo conhecimento e sendo conivente com esse fato. Nós também batalhamos para que a maternidade não fechasse. Então, talvez esses motivos, levaram o PSDB a tomar essa decisão de não indicar a vereadora”, contou.

“Como no primeiro ano o motivo foram os votos, consequentemente, eu teria direito à segunda indicação. Eu sou a única mulher na Casa Legislativa. Estou ali lutando pela nossa população e, ainda mais, acredito que com a minha presidência, poderei fazer com que a Câmara trabalhe mais voltada para interesse do povo e menos por interesses próprios e partidários. Não tive da indicação, os critérios mudam de acordo com os interesses. A Câmara é lugar de debate, temos que ouvir aquilo que a população nos diz. E este é meu pensamento para o próximo ano”, adiantou a vereadora.

A reportagem do Portal Sul in Foco procurou o presidente do PSDB de Orleans, Mário Salvador, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Confira a formação das Chapas:

Chapa 1: Mirele Debiasi Perico é a candidata a presidente, seguida dos vereadores Osvaldo Cruzetta (PP), como vice-presidente, Paulo Canever (PSD) como 1º secretário e Rodinei Pereira (PSD) como 2º Secretário.

Chapa 2: Hildegart Tessmann Durigon é o candidato a presidente, seguido dos vereadores Valentim Bardini (PMDB), como vice-presidente, Lucas Librelato (PSDB) como 1º secretário e Pedro João Orbem (PMDB) como 2º secretário.

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Baja 2017 ganha forma na Satc

Projeto desenvolvido pela Engenharia Mecânica se prepara para nova disputa.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.