Geral

Quarto lote da vacina Coronavac chega ao Brasil nesta quinta-feira (24)

5,5 milhões de doses desembarcaram em São Paulo; até o fim do ano Instituto Butantan terá 10,8 milhões de vacinas

Divulgação

Antes das 6h da manhã desta quinta-feira (24), um avião pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac. Até o final do ano mais dois carregamentos devem desembarcar no Brasil, totalizando 10,8 milhões de doses. 

A carga recebida nesta véspera de Natal é composta por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, que correspondem a 3,4 milhões de doses e serão envasadas pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam a chegada do material.

A eficácia da vacina

A Coronavac tem eficácia superior a 50% e terá o registro pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A divulgação dos dados da fase 3 de testes seria realizada na última quarta-feira (23), porém, a Sinovac Biotech, laboratório chinês que criou a vacina, pediu ao Instituto Butantan, patrocinador do principal estudo da sua fase 3 no mundo, o envio de toda a base de dados.

Os chineses querem unificar e equalizar os dados com os ensaios feitos em outros países, como Turquia e Indonésia, para evitar que índices diferentes sejam divulgados. Apesar do atraso nesta divulgação, o governo de São Paulo afirma que o plano de iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro está mantido.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento