Arquitetura e Interiores

Quarto para uma princesa escandinava

A leitora Silvia me enviou fotos do quartinho da filha dela, a Emilly, de nove anos. O quarto atual da Emilly é com móveis soltos e sem estilo específico, um quarto pequeno, não por isso digno de uma princesa. Então aí vão algumas sugestões para uma decoração escandinava. Aproveite você também a aplique o estilo escandinavo em sua casa.

O estilo escandinavo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região conhecida com Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia é um estilo super-charmoso, clean e minimalista, com predomínio de tons monocromáticos. Os pontos coloridos ficam para as almofadas e quadros.

A paleta de cores que sugiro para o quarto da Emilly é formada pelas seguintes cores: branco, rosa claro, cinza, menta e o tom escuro dos móveis existentes.

Dica 1: Para a cabeceira da cama box, sugiro uma pintura, como a imagem abaixo, usando a cor rosa claro.
Coluna Arquitetura
Dica 2: Troque a cortina de tecido por uma persiana ou romana, na cor branca ou um off white (quase branco).
Coluna Arquitetura
Dica 3: Para a cômoda existente, faça um trabalho com contact, em degrade de rosa, como a imagem.
Coluna Arquitetura 3
Dica 4: O maior investimento será na parede onde está a cômoda hoje, para tapar o vão da porta de correr e utilizar esse espaço, peça a um marceneiro para fazer um painel em MDF branco revestindo toda a parede, aplique nessa parede contact cortados em desenhos geométricos. Use sempre o mesmo espaçamento. O efeito final é divino.

Em cima da cômoda, faça uma disposição de quadrinhos, sempre usando os mesmo tons que coloquei na paleta de cores com alguns toques de outras cores.

E no vão da porta coloque uma escrivaninha ou penteadeira, pode ser até no estilo provençal na cor branca, e, acima dela, umas prateleiras.
Coluna Arquitetura 4
Coluna Arquitetura 5
Dica 5: No espelho existente, mande fazer uma moldura de adesivo, muito simples e barata. Use para a moldura a cor cinza claro.
Coluna Arquitetura 5
Dica 6: Para os itens soltos, use um tapete que cubra boa parte do piso. De crochê ficaria muito charmosa. Ao lado da cama use a cadeira de ferro no tom rosa, que você já tem, e no, restante, decore com os brinquedos lindos da sua princesa.
Coluna Arquitetura 7
Silvia, espero que tenha gostado das dicas e as coloque em prática. Tenho certeza que a Emilly vai adorar ter um quarto de princesa Escandinava.

Mande fotos dos seus ambientes, vou adorar ajudá-los.

E-mail: [email protected]