Saúde

Quase quatro mil animais foram vacinados contra a raiva

Quase quatro mil animais (3.873 no total) foram vacinados contra a doença (3.144 cães e 729 gatos), em 1.567 imóveis visitados.

Divulgação

Depois de mais de uma semana de trabalho, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) divulgou o balanço das ações desenvolvidas durante o bloqueio vacinal contra a raiva, em Gravatal e região. Quase quatro mil animais (3.873 no total) foram vacinados contra a doença (3.144 cães e 729 gatos), em 1.567 imóveis visitados.

O trabalho de vacinação de cães e gatos começou no dia 9 de maio, em Gravatal, município que teve registro de um caso de raiva humana. A partir dali, em um raio de até cinco quilômetros, todos os animais encontrados receberam a vacina. “A ação aconteceu casa a casa. As equipes percorreram também as regiões dos municípios de Capivari de Baixo e Pescaria Brava, que estavam dentro do raio delimitado”, explica João Fuck, gerente de Zoonoses da Dive/SC.

A atividade, coordenada pela Dive/SC em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Tubarão, contou também com a participação de profissionais e técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), dos municípios de Gravatal, Pescaria Brava, Capivari de Baixo e Tubarão, de professores e acadêmicos da Unisul.

Os animais precisam, ainda, receber a segunda dose da vacina. Por isso, os técnicos retornam à atividade na região no mês de junho. Depois disso, o bloqueio vacinal é concluído.

A médica veterinária da Dive/SC, Alexandra Schlickmann Pereira, lembra que a forma mais eficaz de proteção contra a raiva é a vacinação dos animais.

Com informações do Jornal Diário do Sul 

Notícias Relacionadas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Confraternização de Beach Tennis arrecada mais de 500kg de ração para abrigo de animais

O montante arrecadado é suficiente para alimentar os 77 cães por um mês.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Mais de 100 animais marinhos são encontrados mortos na orla entre Laguna e Imbituba

Em apenas um dia foram encontrados um lobo marinho, 104 pinguins e nove aves oceânicas.