Geral

Quatro casos suspeitos de reinfecção por coronavírus são investigados em SC

Na quinta-feira (10), o Ministério da Saúde havia confirmado o primeiro caso de reinfecção pela doença no país.

Divulgação

Quatro casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus são investigados em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as amostras dos pacientes já foram enviadas ao Rio de Janeiro para uma análise. As informações foram divulgadas pela pasta nesta sexta-feira (11).

Um dia antes, na quinta-feira (10), o Ministério da Saúde havia confirmado o primeiro caso de reinfecção pela doença no país. O órgão disse trata-se de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que reside em Natal e trabalha no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), os quatro casos em investigação em território catarinense são de outubro. Os detalhes e as identidades dos pacientes não foram divulgados. Também não há prazo para que os resultado sejam prontos.

Segundo Fabio Gaudenzi, infectologista da Dive-SC em uma entrevista, ainda é necessário entender quais os “gatilhos” para os pacientes desenvolvam a nova infecção.

“Será feito o sequenciamento genético desses dois vírus, do primeiro episódio e do segundo episódio, e a partir de então se estabelece se há uma diferença genética suficiente nesses dois vírus para que a gente consiga caracterizar que não é o mesmo episódio, mas sim que se tratam de dois vírus realmente diferentes”, explicou Gaudenzi.

Investigação

Casos de pessoas infectadas pela segunda vez pelo novo coronavírus existem, mas são raros, e a ciência ainda não definiu com qual frequência eles ocorrem. No fim de outubro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica com regras para a definição de casos suspeitos de reinfecção.

O caso acontece quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois ela adoece novamente. Para confirmar a recontaminação, é preciso provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo. O código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea