Saúde

Quatro próteses dentárias são disponibilizadas para moradores de baixa renda de Orleans

Fotos: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

Fotos: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

Desde o mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde presta o serviço gratuito que disponibiliza próteses dentárias aos pacientes mais necessitados. Até hoje, cerca de 75 consultas e quatro novas próteses foram realizadas.

A cirurgiã dentista, Rita de Cássia Zomer Juncklos, afirma que os motivos para a perda dos dentes são diversos. Entretanto, no passado era comum resolver os problemas que surgiam com a extração dos dentes. A busca pelo benefício atinge uma faixa etária de pacientes acima dos 50 anos. “As pessoas com 50 anos ou mais são casos mais convencionais. Antigamente era comum sentir dor de dente e extrair sem nenhum tipo de tratamento. Era arrancar e pôr uma dentadura no lugar, tornou-se uma questão cultural naquele momento. No entanto, a procura também acontece por pessoas mais jovens, entre 35 a 40 anos” destaca a dentista.

Atualmente, ainda é baixo o número de pessoas que realizam consultas periódicas aos dentistas. Em famílias com renda familiar baixa, o impedimento é ainda maior. “Tratamentos, procedimentos cirúrgicos pequenos ou de médio porte podem ser caros para as famílias”, afirma Rita.

Para a implantação da prótese, o paciente é avaliado inicialmente pelo dentista de sua Unidade de Saúde. O profissional realiza um diagnóstico e encaminha para o início dos procedimentos. A prioridade é para pessoas com menor quantidade de dentes. Mas, pessoas com próteses que apresentem desgastes ou danos ocasionados pelo tempo de uso também são atendidas.

O tratamento completo dura em torno de dois meses. As próteses são produzidas em um laboratório da região. Os dentes são confeccionados em resina, que proporciona uma aparência semelhante aos dentes naturais.

Antes da entrega ao paciente, testes são realizados para garantir a melhor adaptação do novo sorriso. “Atualmente as novas tecnologias tem surpreendido, os dentes estão cada vez mais parecidos com os naturais. E quanto às próteses, elas podem ser totais ou parcialmente removíveis”, aponta Juncklos.

Dentre os beneficiados com a prótese total, está o casal José Lauro Warmeling, 63 anos, e Daura de Macedo Warmeling, 60 anos. Eles ainda comemoram o sonho realizado. Moradores de Sesmarias, o casal passou pela avaliação na Unidade São Francisco. Dona Daura conta que o sorriso era muitas vezes escondido por não ter todos os dentes. “Era um sorriso triste. Nosso sofrimento era praticamente o mesmo. Não podíamos comer alguns alimentos e a autoestima era baixa, perdendo até a vontade de sair de casa. Agora, o resultado ficou ótimo. Não temos palavras para agradecer. Eu amei e estou me adaptando. O Lauro já está sorrindo à toa”, descontrai a paciente.

A secretária de saúde, Ana Zomer, assegura que a população cada vez mais terá acesso aos serviços odontológicos. As Unidades de Saúde contribuem, pois há profissionais a disposição da população. A doação de próteses é uma novidade que veio para ficar. “É uma ação realizada com recursos próprios, a saúde bucal também é prioridade em nossa gestão. Queremos dar aos orleanenses mais motivos para sorrir”, declara Ana.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans