Geral

Queda de barreira adia conclusão da obra de pavimentação

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

A queda de uma barreira nas obras da Serra do Corvo Branco danificou parte da estrutura de concreto que sustenta a rodovia e deve dificultar a conclusão da obra. O local liga a Serra catarinense à região Sul do estado, conforme reportagem da RBS TV na segunda-feira (4).

O trecho é também uma via de escoamento da produção de leite e hortaliças. A obra começou em abril de 2014 e tinha prazo de dois anos pra terminar.

Uma reunião entre o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e lideranças das regiões da Serra e do Sul decidiu suspender o contrato com o consórcio responsável pela obra para fazer adequações no projeto. Segundo o prefeito de Urubici, na Serra, isso deve levar 90 dias.

"Tinham umas falhas que não foram contempladas no projeto original, que seria a fixação das placas de aço para a segurança da estrada", afirmou o prefeito, Fidélis Schappo.

O Deinfra afirmou que revitalização é dividida em três partes e que em uma delas os trabalhos seguem normalmente. No trecho onde houve o deslizamento, a empresa responsável estuda a melhor forma de fazer a sustentação do morro.

Prejuízos

O turismo e a produção agropecuária da Serra já sentem os prejuízos. Da propriedade do produtor rural Rudnei Niehues Júnior saem 6 mil litros de leite por mês e 70 toneladas de maçã a cada safra.

Sem a passagem pela Serra do Corvo Branco, o escoamento da produção é feito pela BR-282 ou pela Serra do Rio do Rastro. Um trajeto 160 quilômetros maior. "Os freteiros estão andando mais e isso desconta no preço do leite", explica o produtor rural.

Com informações do site G1 SC