Educação

Quimicando Kids traz ensino da química de forma lúdica e divertida

Primeira aula do projeto foi realizada com os alunos de três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Satc

Divulgação

Instigar a curiosidade dos alunos e fazer com que eles visualizem os conceitos químicos na prática. Foi assim que o projeto Quimicando Kids demonstrou, de forma lúdica, para três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental a química, seus fenômenos e reações.

A proposta é desenvolvida pelo curso de Engenharia Química do Centro Universitário Satc (UniSatc). “Este projeto faz com que os alunos aprendam de forma prática e prazerosa, promovendo interação e atribuindo significado ao conhecimento”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Sandra Marcon.

Ao todo foram 72 alunos que aprenderam brincando a importância da química e como pode ser divertido o seu aprendizado. O trabalho foi desenvolvido pela professora responsável pelo projeto Morgana Nuernberg Sartor Faraco, além da aluna bolsista Lara Vasconcellos Ponsoni. Um dos momentos mais divertidos foi a preparação dos alunos, que vestiram o jaleco para usar os laboratórios. Os ‘pequenos cientistas’ adoraram a experiência.

Para mostrar de maneira prática como a química está presente na vida de todos, a equipe desenvolveu dois experimentos. As turmas acompanharam a transformação da água colorida que caminha e também a chuva colorida. “As professoras buscaram no projeto envolver o conteúdo estudado em sala de aula, que no caso seriam as cores primárias. A tarde foi um sucesso, alunos envolvidos e participando ativamente das atividades, questionando e associando outros fenômenos com os propostos pelo projeto”, contou a coordenadora do curso de Engenharia Química da UniSatc, Aline Resmini Melo.

Notícias Relacionadas

Ciclofaixa ganha destaque em Braço do Norte

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, uma das metas estipuladas pela gestão para 2021 era acentuar o embelezamento, limpeza e sinalizações.

PRF flagra 9 toneladas a mais em uma única carreta na BR-101, em Araranguá

O excesso de peso aumenta o risco de acidentes, pois sobrecarrega o sistema de suspensão e freios do veículo.

Prefeitura de Braço do Norte injeta mais de R$ 1,4 mi com 1ª parcela do 13º dos servidores

A segunda parcela do 13° será paga em dezembro, junto com a folha de pagamento.

Coorsel e Caravana Mulher Atitude promovem 5ª edição da Noite Rosa, em Orleans

Parceria entre a cooperativa e a vereadora orleanense Mirele Debiasi e a Rede Feminina é gratuita e contará com a participação de dois palestrantes.