Geral

R$ 1,9 milhão para controlar o esgoto em Laguna

Governador faz anúncio de recursos nesta quinta-feira em Laguna. Último veraneio foi marcado por vazamentos.

Divulgação

O último veraneio foi marcado por problemas envolvendo vazamentos de esgoto na praia do Mar Grosso, em Laguna. Para prevenir e amenizar futuras novas dificuldades, o governador Carlos Moisés vai anunciar um investimento de R$ 1,9 milhão. Em ato nesta quinta-feira, 19, será assinada a autorização, junto à Casan, para obras de implantação de um emissário terrestre de esgoto sanitário.

O entupimento do emissário submarino de esgoto da orla da praia foi a razão dos vazamentos do começo do ano. Uma força-tarefa teve que ser montada para providenciar o desentupimento, que se arrastou por vários dias.

A Casan chegou a utilizar-se de mergulhadores para providenciar o desbloqueio do emissor, para normalizar a vazão. Vários caminhões hidrojatos foram empregados em diversos pontos para remover os dejetos. Na época, a companhia informou que a balneabilidade da praia não chegou a ser prejudicada.

Uma das razões para os problemas era a ligação clandestina na rede pluvial, com necessidade de revisão dos ramais que serviam aos imóveis das redondezas. Proprietários foram notificados e houve uma campanha para correção das irregularidades. Ação da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) fiscalizou a região ao longo do ano, para garantir a vazão do esgoto e o destino correto conforme as redes, cloacal ou pluvial.

O ato de liberação dos recursos será no Terminal Pesqueiro de Laguna às 15h desta quinta.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Secretário da Saúde debate modelos de contratação de leitos privados com órgãos de controle e prefeituras

Por conta do aumento significativo da ocupação dos leitos públicos, os entes públicos entendem como necessária a contratação na rede hospitalar privada

Coronavírus em SC: Educação distribui 2 milhões de máscaras e 43 mil frascos de álcool em gel para rede estadual

A doação foi feita pela Defesa Civil de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e será usada por estudantes e trabalhadores durante o período em que permanecerem na escola