Geral

Raça Zebuína Brahman é destaque em julgamento na 10ª Feira AgroPonte

Evento ocorreu nesta sexta-feira (05), contando com a participação das cabanhas da região

Divulgação

Valorizar o que é produzido e criado na região sul de Santa Catarina, descreve muito bem a AgroPonte, que, neste ano, já está em sua décima edição. E esta sexta-feira (05), foi marcada por um momento importante aos criadores: o julgamento da raça zebuína Brahman, que aconteceu na Arena Pista de Julgamentos do evento.

Os animais criados pela Cabanha Bez Batti, Cabanha Talismã e a Cabanha Lagoa Azul, desfilaram encanto por todos os cantos da arena. Reforçando como a qualidade e o cuidado com os bichos, tem evoluído com o passar dos anos. Entre eles, haviam categorias de julgamentos, que definiram o campeão, o reservado e o terceiro melhor Brahman em cada uma delas.

Para avaliá-los, o zootecnista e jurado da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Roberto Vilhena Vieira, trouxe todo o seu conhecimento para a arena. “Já participo da feira há alguns anos e é muito interessante poder acompanhar a evolução dos animais, assim como o cuidado que os criadores estão tendo com eles, o manejo e suas apresentações”, menciona Vieira.

Conheça mais sobre a raça Brahman

Originária do norte dos Estados Unidos, a raça Brahman é a fusão de várias raças zebuínas. Esses animais têm muito ganho de peso, volume de musculatura e geralmente, seus cortes são os mais valorizados, como o filé mignon. Ainda, como características, as fêmeas costumam criar muito bem os seus bezerros, o que reflete no desmame e na qualidade dos animais.

Anteriormente, havia no Brasil, somente raças oriundas da Índia, mas ao chamar a atenção dos brasileiros, a ABCZ começou o desenvolvimento genético no país para dar vida à raça Brahman. Inclusive, é a associação a responsável pelo registro dos animais em territórios brasileiros.

Atualmente, há animais da raça por todos os cantos do Brasil, em especial, na região sul de Santa Catarina.

A evolução dos animais criados no estado

Participar de exposições como a AgroPonte e de julgamentos, exigem que os animais estejam preparados. “Temos que entusiasmar os criadores para que continuem assim, pois deu para perceber que eles capricharam nesta edição”, reflete Vieira. Isso demonstra que os criadores da região, estão no caminho certo no cuidado e no manejo com seus animais.

“Como jurado da raça Brahman, é uma satisfação imensa ver esta qualidade nos animais que foram apresentados hoje. Só tenho que agradecer e parabenizar a todos os criadores da região, é sempre um prazer estar na AgroPonte em Criciúma”, acrescenta o jurado.

A ação foi feita em parceria com a ABCZ e a Epagri.

AgroPonte segue até este domingo

Para quem não veio visitar a feira, ainda dá tempo. A AgroPonte segue até este domingo (07). E, amanhã, no sábado (06), acontece a 1ª Exposição Sul Catarinense das Raças Dorper e White Dorper que, inclusive, têm chamado a atenção do público nesta edição.

“Estamos muito contentes por poder trazer ao público os animais, com a colaboração dos criadores da nossa região. Além das demais atrações desta edição da AgroPonte. Aproveito para reforçar o convite para que as pessoas venham conferir o que preparamos”, menciona o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e responsável pela organização da AgroPonte, Willi Backes.

Para ter acesso ao evento, os ingressos podem ser adquiridos diretamente na recepção pelo valor de R$ 5, ou antecipadamente pelo site www.agroponte.com.br. Mas, menores de 12 anos não pagam, somente precisam estar acompanhados de seus responsáveis.

Todos os protocolos sanitários que estão sendo seguidos na AgroPonte, podem ser conferidos pelo site do evento.

Horários de visitação:

Sábado (06): 10h às 22h;

Domingo (07): 10h às 18h.

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações