A busca pelo Conhecimento

Radiação na atmosfera: O acidente na usina de Windscale

O incêndio teve duração de três dias, liberando material radioativo que se espalhou pelo Reino Unido e alcançou outras partes da Europa

Foto: Chris Eaton/wiki commons

Acidentes em usinas nucleares são considerados extremamente perigosos devido à liberação de altos níveis de radioatividade, tanto dentro das instalações quanto em áreas vizinhas.

Um dos episódios mais marcantes ocorreu na usina de Windscale, localizada no condado de Cúmbria, no Reino Unido. Em 10 de outubro de 1957, o reator nuclear britânico, com núcleo de grafite e resfriado a ar, sofreu um incêndio que liberou quantidades significativas de contaminação radioativa na área circundante. O evento ficou conhecido como o Incêndio de Windscale e foi considerado o pior acidente nuclear da história do Reino Unido, classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

O incêndio teve duração de três dias, liberando material radioativo que se espalhou pelo Reino Unido e alcançou outras partes da Europa. De acordo com algumas fontes, o vazamento pode ter contribuído para cerca de 240 casos de câncer, muitos deles fatais. Preocupado com possíveis impactos nas relações nucleares entre o Reino Unido e os Estados Unidos, o governo britânico minimizou a gravidade do incidente, e diversos relatórios foram censurados.

É importante destacar que, na ocasião do acidente, não houve evacuação da população local. No entanto, como medida preventiva, o leite produzido em uma área de aproximadamente 500 km² foi destruído, devido ao risco de contaminação radioativa.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Incêndio de Windscale. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_de_Windscale Acesso em 10 out. 2025

Notícias Relacionadas

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

Usina é vista como solução para iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Incêndio atinge usina de asfalto na SC-108 em Forquilhinha

A ocorrência foi registrada na tarde deste último domingo, dia 27

Sul Catarinense prestes a ganhar usina de energia solar

Licenças ambientais já estão garantidas para a obra entre Araranguá e Arroio do Silva.