Geral

Rádio Difusora completa 30 anos

Comemorações iniciam hoje com uma missa de ação de graças às 20 horas na Paróquia São Donato, em Içara

Foto: Graziela Caldas/Rádio Difusora

Foto: Graziela Caldas/Rádio Difusora

Com o slogan “Como é bom te ouvir”, a Rádio Difusora AM 910 abre as comemorações dos seus 30 anos. Na segunda-feira, dia 22 de outubro, data de fundação da emissora, é realizada uma missa de ação de graças às 20 horas na Paróquia São Donato, em Içara. “Nada melhor do que iniciar as comemorações, que irão ocorrer ao longo de um ano, agradecendo”, destaca a diretora Carolina Guidi. A cerimônia celebrada pelo padre Eloir Borges terá ofertório especial e a participação dos profissionais da Rádio na liturgia. No dia 24 de outubro, quarta-feira, haverá uma festa para convidados de agências de publicidade, imprensa, clientes e autoridades, no Centro de Eventos Oásis.

A partir desta segunda-feira, dia do aniversário, os ouvintes irão conferir, além de um novo jingle, uma programação diferenciada, principalmente, com entrevistas especiais que vão relembrar a história. A campanha dos 30 anos, que vai ser veiculada através de outdoors, jornal, busdoor, site e mídias sociais tem a participação de três ouvintes que representam o jornalismo, esportes e entretenimento. A frase “Como é bom te ouvir”, apresenta duplo sentido, demonstrando que quem ouve a emissora é fiel e que ao mesmo tempo a Rádio abrirá mais seus microfones aos ouvintes, porque é muito bom ouvi-los também.

Fundada pelo advogado Nereu Guidi (que faleceu em março de 2011), em 1982, a Difusora AM 910 é comandada há 11 anos pelos filhos Carolina e Rafael Guidi. A emissora com perfil popular tem como missão informar, orientar e entreter a comunidade através do rádio, com responsabilidade, isenção e emoção. Para colocar em prática essa missão conta, com mais de 40 profissionais, entre repórteres, comunicadores, produtores,  colaboradores e funcionários do setor administrativo.

A Rádio Difusora é marcada pelo pioneirismo e tornou-se referência para outras emissoras da região. “Sempre nos preocupamos com a tecnologia, por isso desde que assumimos, em 2001, iniciamos um processo de modernização para deixar a rádio condizente com o seu tempo”, salientou Carolina. Os irmãos implantaram um novo modelo de gestão, com mudanças administrativas e tecnológicas. Além da qualificação de profissionais, foram criados setores, novas vinhetas e repaginação no conceito da marca, o que permitiu em pouco tempo um novo posicionamento no mercado. “Procuramos sempre trazer algo novo, diferenciado por isso estamos sempre à frente e somos referência”, acrescentou Rafael. A Rádio Difusora AM 910, foi a primeira a entrar na internet, com um site trazendo notícias de hora em hora, a ter facebook e twitter, com notícias twittadas minuto a minuto e a disponibilizar aplicativo para smartphones.

Histórico

O ano era 1977 em Criciúma, quando as disputas pelo comando administrativo resultaram no fechamento da Rádio Difusora de Criciúma,  cidade servida por duas emissoras. Inconformado com a ocorrência, o então deputado federal Nereu Guidi (que já havia sido vereador do município), pleiteou junto ao Governo Federal a implantação de uma nova rádio na cidade.

Era preciso enfrentar o desafio de busca de um novo canal de comunicação. Foi preciso motivar o governo federal para abertura de licitação de uma nova emissora na região e o único canal disponível estava situado no município de Içara. Assim foi feito.

Após um disputado processo licitatório, em 22 de outubro de 1982 ia ao ar, pela primeira vez, a Rádio Difusora de Içara, em homenagem a Rádio Difusora de Criciúma, com o slogan “A Onda do Sul”. A emissora começou a operar com apenas cinco funcionários, em instalações  às margens da rodovia SC-444, na localidade de Linha Três Ribeirões, hoje bairro Liri.

A emissora foi montada com o trabalho e orientação do jornalista Darcioni Silva que, ao lado de Afonso Martins, formou a primeira dupla de comunicadores. Visando atingir as classes C e D no  segmento de rádio com música e noticiário local e regional foram contratados comunicadores na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

Depois do período de instalação e consolidação, assumem o comando da emissora os irmãos Rafael e Carolina Guidi.

Em 2002, a emissora reassumiu o departamento de esportes, até então terceirizado. Todos os eventos do esporte profissional passaram a ser transmitidos pela Difusora AM 910.

A inovação se refletira também na área do esporte amador com a cobertura de campeonatos regionais e municipais.

Foram implantadas as mudanças técnicas. Novo transmissor, antena de 81 metros e com tecnologia de mono pólo dobrado auto-ressonante, a AM 910 passou a operar com a nova potência cobrindo o sul Catarinense desde Paulo Lopes até o norte do Rio Grande Sul.

O sistema de radiais aéreos além de permitir constante verificação de sua amplitude é o primeiro implantado no sul de Santa Catarina. Em 2003, foram feitas as adaptações e  as reformas nos estúdios da emissora, em Içara. No mesmo ano foi inaugurado o escritório comercial em Criciúma, cidade pólo, responsável por grande parte da audiência da Difusora bem como de seu faturamento.

A Rádio Difusora sabe a importância do papel do rádio na sua comunidade. Trabalhar sempre com foco no ouvinte, levando ao ar informação, cultura, entretenimento e interatividade.

Por isso está presente na Internet, desde 2003. Hoje o site da Rádio Difusora é referência para muitas outras rádios e ouvintes que gostam de acompanhar as notícias locais e regionais disponibilizadas diariamente.

Graziela Caldas/Rádio Difusora