Geral

Rampa modifica cais do porto em Laguna

Nova sede da Polícia Militar Ambiental tem gerado polêmica

A construção da nova sede da Polícia Militar Ambiental tem gerado polêmica em Laguna. Isso porque, para construir uma rampa para acesso às embarcações na lagoa Santo Antônio dos Anjos, foi necessário modificar o cais do porto.

A polêmica se deve ao fato de a área do Centro Histórico ter sido tombada como patrimônio histórico e cultural na década de 1980. Muitos moradores têm argumentado que o local não poderia sofrer intervenções. A modificação do local, com a retirada de algumas pedras, foi feita há alguns dias.

Em contato com a Polícia Militar Ambiental, a informação é de que a obra recebeu todas as autorizações e licenças necessárias para ser realizada. Contudo, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Local histórico

De acordo com publicação do jornal Diário do Sul, o cais foi erguido em 1910, por Arcângelo Bianchini. A obra foi feita com pedras de granito cortadas milimetricamente. O local serviu por décadas como porto para Laguna. Ali ancoravam barcos de carga e de passageiros, assim como canoas com mercadorias que vinham de outros municípios pelo complexo lagunar