Geral

Rato morto é encontrado dentro de um molho de tomate em SC

Moradora de São Domingos, no Oeste do Estado, despejou o molho de tomate em uma panela, enquanto cozinhava no último sábado (6); o corpo do rato estava inteiro

Divulgação

Um rato morto foi encontrado dentro de um molho de tomate em São Domingos, no Oeste de Santa Catarina. A moradora encontrou o animal após despejar todo o ingrediente em uma panela em que cozinhava no último sábado (6), por volta das 11h.

Segundo o que contou à reportagem, Inês Meotti já havia usado outros três molhos da mesma marca, que comprou em uma última ida ao mercado. Todos, de acordo com ela, foram usados “aos poucos”, a não ser este último:

– Há 20 dias eu comprei esses molhos e fui usando. Sempre coloco só um pouco na comida para dar um gostinho, mas, neste caso, pensei em pôr tudo porque a panela era grande. E foi sorte. Cortei o canto do pacote e quando fui despejar, vi que estava meio duro embaixo. Apertei pra sair e quando vi, caiu o rato – relembrou.

Segundo Inês, o susto foi grande. O filho, que trabalha na vigilância sanitária, repassou o caso para o Estado, que mandou recolher todos os produtos do lote, conforme informou à mãe. O molho de tomate venceria apenas em 2022, segundo Inês.

– Fiquei apavorada. Imagina se eu usasse eles aos poucos, igual os outros, iria ver [o rato] no final só, depois de ter usado tudo – disse ela ao relembrar que o animal estava “inteirinho” dentro do produto.

De agora em diante, segundo ela, não vai mais utilizar o ingrediente. A comida foi jogada fora, conforme explicou, e Inês higienizou os utensílios antes de cozinhar novamente. As lasanhas, portanto, foram refeitas sem molho de tomate, conforme afirmou Inês.

Anvisa

Segundo as regras da Anvisa, no molho de tomate podem conter pelos de roedores em uma proporção de um para 100 gramas, assim como fragmentos de insetos. Segundo o órgão, os animais podem entrar em contato com o alimento nas lavouras, transporte ou armazenamento.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições