Geral

Realização do Seminário Sul Catarinense de Apicultura em Orleans agrada participantes

A realização do Seminário Sul Catarinense de Apicultura cumpriu com o objetivo de expor e discutir os temas específicos apresentados, contribuindo para a difusão do conhecimento entre os produtores da região. O evento ocorreu na última semana, na comunidade Taipa, em Orleans. A ação reuniu mais de 130 participantes, entre apicultores, técnicos, estudantes e autoridades de municípios do Sul do Estado e da Grande Florianópolis.

Deu início às palestras, Nésio Fernandes Medeiros, que é presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina – FAASC, presidente da Câmara Setorial do Mel do Brasil e vice-presidente da Confederação Brasileira de Apicultura. Ele falou sobre “Cenário da Apicultura e os Desafios do Setor”.

Em seguida, foi a vez de Gerson Amauri Fensterseifer, engenheiro agrônomo e apicultor, do Rio Grande do Sul, falar sobre “Manejo Produtivo: Segredos da Alta Produtividade”. À tarde, o consultor apícola Ricardo Henrique Scasso abordou o tema “Manejo de Pragas e Doenças na Apicultura”.

As atividades do seminário seguiram com uma mesa redonda para questionamentos, que teve o engenheiro agrônomo da Epagri de Içara, Luiz Fernando Búrigo Coan, como mediador. A programação encerrou com a demonstração de funcionamento da desoperculadora automática de favos. No local, houve também troca de cera e exposição e venda de insumos apícolas realizadas por empresas da região.

O evento foi uma realização da Epagri e da Associação de Apicultores de Orleans – AAPICOR e contou com o apoio do Programa SC Rural do Governo do Estado de Santa Catarina, do Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE de Orleans, da Minamel, da Prodapys, da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina – FAASC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, do Sindicato Rural de Orleans e da Prefeitura Municipal de Orleans.

“Ficamos muito felizes com a grande participação dos apicultores, com o alto nível das palestras técnicas e das discussões. Todos os que participaram estão de parabéns por contribuírem para o sucesso do evento e para a divulgação e valorização da apicultura como importante atividade econômica que promove igualdade social e a preservação ambiental”, afirmou o engenheiro Agrônomo do Escritório Municipal da Epagri de Orleans, Fabiano Alberton.

[soliloquy id=”183874″]