Trânsito

Rebaixamento da Avenida Centenário pauta requerimento

O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Foto: Clara Fernandes / Divulgação

O vereador Zairo Casagrande (PSD) apresentou na Sessão desta terça-feira (12/02) requerimento ao Executivo questionando o Poder quanto a necessidade da obra de rebaixamento da Avenida Centenário em frente ao Terminal Rodoviário, no Centro da cidade.

“É nossa obrigação, como Poder Legislativo, fiscalizar a utilização de verbas e eu considero um desperdício de verba pública nesta obra”, comentou o vereador.

Para o vereador Jair Alexandre (PSC) o projeto é fantástico. “Criciúma não pode ficar para trás. Esse projeto de ”mergulho” na Centenário é algo moderno. Conheci o projeto e a mobilidade em relação ao carros, as laterais, não terá nenhum tipo de problema”, comentou o vereador.

O vereador Dailto Feuser (PSDB) afirmou que a preocupação com alagamentos é desnecessária. “Sobre os alagamentos, a secretária de Obras estudou. Um canal vai ser feito na lateral da obra, ligando direto no Canal Auxiliar”, pontuou o vereador.

Para os vereadores Salésio Lima (PSD), Tita Belloli (MDB), Aldinei Potelecki (PRB) e Camila Nascimento (PSD), a obra reduzirá ainda o número grande de acidentes que acontece no local, além de melhorar a mobilidade da cidade.

No requerimento, o vereador Zairo Casagrande (PSD) questiona ainda o custo total da obra e como o investimento se justifica de interesse público, considerado o alto custo, frente a outras opções como, por exemplo, uma passarela aérea no local previsto.

O vereador questiona o Executivo quanto à existência de algum estudo do fluxo de pedestres que deve ser atendido com a obra e se existe algum comparativo com o fluxo de outros pontos, como o Terminal Central de passageiros.

As preocupações são relacionadas ainda a prováveis inundações no local do rebaixamento e o impacto de vizinhança à obra, além de eventuais prejuízos aos investidores estabelecidos na região. O vereador também indaga o Município sobre a data da realização de uma audiência pública para discutir o investimento, que segundo ele, foi marcada para data e horário coincidentes com o da Sessão Legislativa. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Ficou decidido, em discussão, encaminhar um novo requerimento em nome de diversos vereadores, solicitando a vinda da Secretária de Obras ao Legislativo para que apresente mais detalhadamente o projeto aos vereadores.

Buracos em vias municipais pautam requerimento

O vereador Júlio Kaminski (PSDB) apresentou na Sessão desta terça-feira (12/02), requerimento endereçado ao Executivo solicitando ao Poder, informações decorrentes ao rompimento e ao buraco que se formou na Rua José Cardoso, no bairro Próspera, por conta do vazamento de água que ocupou mais da metade da estrada, levando o aterro e as lajotas, e com isso, comprometendo a estrutura que interliga a estrada na ponte sobre o rio Criciúma.

O parlamentar questiona o Município sobre que medidas emergenciais ou contingenciais são aplicadas em casos, como o citado, e requer, ainda, informações sobre a data para início dos trabalhos de conserto do buraco e vistoria da ponte sobre o rio Criciúma. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Vereador questiona valores e destino das verbas para cursos na FCC

O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) apresentou requerimento ao Município questionando o Poder informações acerca do destino dos valores aplicados pelo Município nos cursos oferecidos pela Fundação Cultural. O parlamentar questiona quais cursos são oferecidos pela Fundação de forma gratuita e quais cursos exigem taxas de inscrição e mensalidade.

“Os cursos custam em torno de R$ 120, por quatro horas mensais de aula. Acho que o Poder Público deveria pensar em todas as classes. Muitas famílias não têm condições de arcar com esse custo”, comentou o vereador.

O parlamentar apresentou ainda pedido ao Executivo, que o setor competente da municipalidade providencie, conforme solicitação dos moradores, a recuperação asfáltica da Avenida Universitária, nas proximidades do campo de futebol do Ipiranga, bairro Santa Luzia. Tal medida se faz necessária, a fim de evitar acidentes, dada a existência de diversos buracos. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Notícias Relacionadas

ATUALIZADA: Morre no hospital condutor que fugiu da polícia e provocou acidente, em Criciúma

Jovem de 19 anos morre após acidente na Avenida Centenário, em Criciúma

A colisão entre um carro e uma moto deixou a vítima fatal. O condutor do carro fugiu, sem prestar socorro.

Pedestre é atropelada por motociclista na Avenida Centenário

Vítima de aproximadamente 40 anos estava consciente e apresentava um ferimento na cabeça.

Tigre tem 1% de chance de cair

De acordo com o site Chance de Gol, Tricolor Carvoeiro está praticamente garantido na Série B 2019. “Número mágico” não deve chegar aos 45 pontos