Esporte

Recepcionista do HSJosé participa dos Parajasc

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), Rosemeri Terezinha da Silva, de 49 anos, colaboradora do HSJosé e mais 63 paratletas embarcam para participar da edição de 2015 dos Parajasc, que acontece este ano em São Miguel do Oeste.

Rosemeri faz parte da Associação dos deficientes físicos de Criciúma, e vai representar o município nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc, entre os dias 25 a 30 de abril.

Recepcionista do Hospital, a paratleta conta que está muito feliz em poder participar mais um ano dos Parajasc. “Em todas as competições me dedico e trago medalhas, a grande maioria de ouro. Acredito que o mais importante de todo esse processo é incentivar outras pessoas. Este ano, por exemplo, convidei um colega de trabalho para iniciar na vida esportiva, o resultado; é que ele também vai competir nos Parajasc de 2015. Isso também é muito gratificante”, aponta Rosemeri.

Josiane Javorski, é psicóloga no HSJosé e afirma estar muito feliz e orgulhosa em saber que dois colaboradores participam de competições tão importantes. “Ter um colaborador participando de uma competição esportiva é sempre motivo de orgulho. Sabemos o quanto o esporte exerce influência positiva nas pessoas, não só fisicamente. Se tratando de uma colega com deficiência o orgulho é ainda maior, porque mostra que ela não se acomodou. Esta é uma competência que esperamos encontrar em toda equipe. A Rosemeri faz parte do programa SOMAR, projeto que estamos construindo com a ajuda de entidades que já trabalham com pessoas com deficiência (PCD´s). O objetivo do projeto é desenvolver ações como a de formação profissional para PCD´s e sensibilização de toda a equipe, na intenção de promover uma cultura de valorização e respeito às diferenças”, destaca Josiane.

Mais que um bom desempenho no esporte, as conquistas da colaboradora mostram uma história que supera limites e nos traz um exemplo de vida e vontade de vencer. Com um ano e dois meses Rosemeri teve paralisia infantil. Ela relata que sofreu durante muitos anos preconceito da própria família, pois os pais não tinham tantas informações como hoje, e não a deixavam sair de casa. Apesar das dificuldades, a recepcionista seguiu com garra e otimismo, casou-se e teve dois filhos, mas descreve com entusiasmo que sua vida tomou um rumo bem diferente, quando descobriu o esporte há oito anos, desde então, compete Brasil a fora.

Antes de iniciar suas atividades no HSJosé, Rosemeri treinava todos os dias, inclusive aos sábados, de duas a três horas. Hoje seus treinos seguem aos sábados com muito empenho, pois o bom resultado, também depende de sua dedicação.

“Quando comecei a treinar foi mais pela parceria, para me sentir inserida na sociedade. Mas a gente vai gostando, incentivando outras pessoas, conquistando espaço e vendo os resultados. Preciso falar que ainda existe muito preconceito na sociedade com pessoas com deficiência, muito preconceito mesmo; mas a gente segue em frente e luta. Participando das competições me sinto feliz, realizada. Quando vou competir, vejo as pessoas lutando com muito mais dificuldade do que eu, ai mesmo que sigo em frente”, enfatiza.

Rosemeri vai representar Criciúma na modalidade de atletismo, na categoria F42 com arremesso de disco, peso e dardo. Ela garante que vai trazer medalha.

A delegação de Criciúma viaja para São Miguel do Oeste na sexta-feira (24) às 6 horas, levando atletas para competir nas modalidades de atletismo, handebol, xadrez, natação, bocha e tênis de mesa.

No total 62 municípios vão competir nos jogos, que envolverão quase cinco mil pessoas entre delegações, árbitros e organizadores.

Colaboração: Katia Farias