Saúde

Reciclando medicamentos: iniciativa é apresentada na Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Intenção é que moradores entreguem remédios que não utilizam mais. Projeto do Unibave foi apresentado, a convite dos vereadores, na tarde desta quarta (18).

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul sediou na tarde desta quarta-feira (18) em seu plenário, a apresentação do projeto Reciclando Medicamentos, realizado pelo Centro Universitário Barriga Verde, o Unibave. O objetivo é incentivar os moradores a entregarem os medicamentos que estão em suas casas e não utilizam mais. A presidente da Câmara, Roseny Cittadin Barbosa, a Nega, visitou Orleans e convidou a instituição para a apresentação neste encontro.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

“O objetivo é estimular o descarte correto de medicamentos, que as pessoas retirem de suas casas e descartem nas Unidades de Saúde e demais pontos de coleta. É feito uma triagem do que é recolhido e depois redistribuído à população através da farmácia municipal”, explicou o coordenador do projeto e farmacêutico, Adalberto Alves de Castro.

O projeto existe desde 2015 em Orleans. As cidades de São Ludgero e Braço do Norte também aderiram à iniciativa através de convênio. Segundo Castro, não há custo para o município. “Uma vez por mês realizamos a coleta nos bairros com os acadêmicos e conscientizamos a população quanto ao uso correto do mesmo. Esse trabalho é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Agentes Comunitárias”, destaca Castro, citando o exemplo de Orleans.

R$ 60 mil por mês em medicamentos

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Estes é o custo mensal pago pela Secretaria Municipal de Saúde na compra de medicamentos em Cocal do Sul. “Um projeto como esse é extremamente importante. Acredito que tem espaço para implantá-lo no município. Tenho fé que vem contribuir muito com a cidade”, destacou a secretária municipal de saúde, Sinara Crippa Milanez, que estava presente ainda com o prefeito Ademir Magagnin, a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, a responsável pelo setor de farmácia na secretaria, Fátima Rosiana Pignatel e a Fernanda Biscaro de Oliveira, ambas farmacêuticas.

O que disse os vereadores

Entre os presentes, alguns vereadores que conheceram o projeto naquele momento. “`Percebemos que na maioria dos lares existem medicamentos sem uso. Importante projeto que fui conhecer, juntamente com a assessoria jurídica da câmara, a Camila Tavares Cruz, em Orleans”, destacou a vereadora Nega.

“Vai conscientizar a população para que não deixe os medicamentos em casa”, afirmou Agenor Pedroso. “Mais economia e menos gastos e, consequentemente, menos pessoas nas filas de espera por medicamentos. Boa iniciativa”, ressaltou o vereador Érik Pereira Zeferino.

Já o vereador Marcel Freitas lembrou ainda das crianças. “Com estes medicamentos que sobram em casa, podem trazer risco inclusive para as crianças, caso tenham acesso a eles. Belo projeto e importante iniciativa”, pontuou.

“Vai gerar economia para o munícipe em termos de saúde. Agora, depende também da conscientização das pessoas em participarem e realizarem a entrega destes medicamentos”, lembrou o vereador Luiz Henrique Bittencourt.

Estiveram presentes ainda o responsável pela Vigilância Sanitária em Cocal do Sul, Márcio Lúcio de Melo e o coordenador regional da Vigilância Sanitária, Fabrício Possamai, além do também vereador Richardson Vieira.

Veja mais fotos do encontro

  • IMG_4349 (Copy)
  • IMG_4339 (Copy)
  • IMG_4342 (Copy)
  • IMG_4318 (Copy)
  • IMG_4329 (Copy)
  • IMG_4345 (Copy)
  • IMG_4314 (Copy)

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.