Trânsito

Recomendação da Fetrancesc a caminhoneiros é evitar os horários de pico

A recomendação é para evitar transitar pela BR-101 Sul nas sextas-feiras e domingos, das 14h às 22h

A recomendação de evitar transitar pela BR-101 Sul nas sextas-feiras e domingos, das 14h às 22h, sugerida pela Federação das Empresas do Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), deve ser mantida. Inicialmente, a sugestão era evitar a estrada nestes dias e horários de 15 de dezembro até hoje, mas algumas entidades vão manter a recomendação.

Entre as que pediram aos associados que continuem a evitar o trânsito nestes dias e horários está o Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Amurel. “Houve uma boa adesão dos associados. É preciso lembrar que isso foi uma sugestão, uma recomendação, não uma proibição. Até porque muitas empresas transportam cargas que não podem esperar e têm que estar na estrada, como alimentos, animais vivos, entre outras. Aquelas que podem parar têm aderido, porque isso tem trazido bons resultados para as próprias empresas”, avalia o presidente do sindicato, Beto Lima.

Segundo Beto, ficar na fila traz uma série de prejuízos para as empresas, além do tempo desperdiçado. “Os caminhões têm um desgaste grande de freios e embreagem com o para e anda da fila. Isso também aumenta o risco de pequenas colisões, o gasto de combustível se eleva e há um estresse maior para o motorista Por isso, quem pode tem despachado a carga antes ou após o horário de pico”, afirma o empresário.

Para o inspetor da Polícia Rodoviária de Tubarão, Alcides Garcia, a medida pode não ter trazido tanto efeito, pois foi tomada exatamente no momento de maior movimento de veículos. “É difícil fazer uma avaliação. O período da recomendação, assim como os dias e horários, coincidem com o de maior movimento de veículos, especialmente vindos do Rio Grande do Sul em direção às praias. Assim, as filas continuaram e até aumentaram de volume em alguns dias, mesmo com a redução do número de caminhões”, observa Alcides.

Segundo o Jornal Diário do Sul, a Fetrancesc deve divulgar nos próximos dias um balanço sobre a adesão das empresas no período em que houve a recomendação, de 15 de dezembro até hoje. É possível que seja feita uma recomendação especial para o carnaval.