Saúde

Rede Cegonha no HNSC de Urussanga somente em 2014

Foto: Jornal Panorama

Foto: Jornal Panorama

A ideia de transformar o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, em um Centro de Referência no atendimento em maternidade na região, ao que tudo indica, entrará em funcionamento somente em 2014.

No mês de junho, a instituição foi selecionada para fazer parte do programa Rede Cegonha. Com isso, os municípios vizinhos Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Siderópolis, Orleans e Lauro Müller realizarão partos normais, por meio deste programa, na cidade de Urussanga.

Conforme a assessora de direção do hospital, Irmã Olinda Costa, partos realizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS voltaram a acontecer em agosto deste ano. “Antes este procedimento era feito somente particular, pois o hospital passou por dificuldades financeiras. Desde agosto os trabalhos voltaram a funcionar pelo SUS e a procura aumentou consideravelmente”, afirma.

Nos últimos dois meses, o hospital totalizou 78 atendimentos na maternidade. Em outubro já foram 34 auxílios. “É um número bem expressivo. Várias famílias nos procuram para realizar o nascimento de seus filhos. Temos um local amplo e ótimos profissionais”, pontua.

Após a ativação da Rede Cegonha, o hospital receberá do Governo do Estado um repasse financeiro para os atendimentos.