Entretenimento

Rede hoteleira lotada para a 13ª Festa da Gastronomia Típica Italiana em Nova Veneza

Procura por hospedagem para a festa movimenta também o setor hoteleiro da região.

Fotos: Divulgação/Cris Freitas

A tarantela, a tradição e a gastronomia começam a tomar conta de Nova Veneza para 13ª Festa da Gastronomia Típica Italiana que irá acontece de 16 a 18 de junho, em Nova Veneza. Nos dias 15 e 16 de junho, acontecem pré-eventos. A estimativa é receber cerca de 100 mil visitantes vindos de todas as regiões do Brasil para o tão aguardado Carnevale di Venezia e provar um verdadeiro banquete com massas, polenta, galinha, fortaia e vinho.

A cidade conta com cerca de 300 leitos divididos entre hotéis e pousadas. Com uma demanda expressiva, Nova Veneza busca a rede hoteleira da região como Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis, Urussanga e outras cidades, movimentando a economia do setor hoteleiro. “Temos uma procura intensa nos hotéis para a Festa da Gastronomia, as pessoas reservam com antecedência, temos grupos que reservam de um ano para o outro. O aumento do turismo é devido a um conjunto entre a iniciativa pública e privada”, ressaltou a presidente da ANET (Associação Neoveneziana de Turismo), Larissa Bortolotto.

A ANET foi fundada em 2014 e conta com 19 associados entre restaurantes, bares e hotéis. Segundo Larissa, o Poder Público é responsável por manter a cidade limpa, organizada e valorizar a cultura, já a iniciativa privada é responsável por melhorar o atendimento dos estabelecimentos e criar inciativas possibilitando o crescimento do turismo.

Fotos: Divulgação/Cris Freitas

Mara, que também é gerente do Delupo Apart Hotel de Criciúma destacou que durante a Festa da Gastronomia há um aumento de 90% na procura por hospedagem no hotel.“Temos bastante procura para esta época, há um aumento na procura por nosso hotel devido a Festa da Gastronomia. Temos 47 apartamentos que inclusive podem ser triplos e geralmente ficamos com 90% da ocupação”.

Na cidade vizinha Forquilhinha não é diferente, o Hotel Oma Zita também lota durante as festividades do município vizinho. “Todos os anos temos procura para a Festa da Gastronomia, inclusive os apartamentos são reservados com um ano de antecedência. Movimenta muito o hotel e estamos construindo mais 20 unidades para podermos atender a demanda”, afirmou.

Devem passar pela Festa da Gastronomia cerca de 100 mil visitantes e as reservas são realizadas com um ano de antecedência, movimentando o setor hoteleiro da região. O público alvo são famílias, casais, terceira idade e excursões. “Tem muitas procuras como excursões e agências de turismo que são clientes de primeira vez, outras são excursões tradicionais que vem todos os anos. Existem muitos casais procurando a festa e todos vêm pelo Carnevale di Venezia. Estão na expectativade ver um grande evento e provar a gastronomia típica da cidade”, destacou a proprietária da operadora de turismo receptivo Roteiros do Sul, Franciele Mazzorana Zuchinali Ghellere.

Segundo Franciele, novos condutores de turismos estão sendo selecionados, os requisitos básicos é conhecer a cidade, a história e ter disponibilidade para acompanhar os grupos de turistas.

Hospedagem familiar

Para suprir a demanda por hospedagem um dos diferencias em Nova Veneza é a hospedagem familiar, são moradores que abrem as casas para hospedar os turistas. São oferecidos quarto, banho e café da manhã, em média é cobrado o valor de R$ 100 por pessoa.

“Nova Veneza já está nos preparativos para a Festa da Gastronomia, desde janeiro já estamos com todos os leitos reservados nos hotéis e pousados, mas os neoveneziano estão abrindo suas casas para hospedar os turistas, é uma forma diferente de hospedagem. Algumas famílias já vieram e estão retornando para ficar nas mesmas casas”, salientou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni.

A moradora Marlene Bressan irá hospedar turistas pelo quarto ano em sua casa, ela já hospedou turistas de Santa Maria, Maranhão, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro. “Geralmente hospedo duas pessoas, já fazem quatro anos que hospedo pessoas em minha casa. Como a demanda é grande, as pessoas não encontram vagas nos hotéis e procuram a hospedagem familiar. É uma experiência legal, no primeiro ano hospedei três estudantes de turismo do Rio de janeiro e até hoje trocamos mensagens. É uma troca de experiências e principalmente fazemos amizades”, apontou.

Festa da Gastronomia e Carnevale di Venezia

A Festa da Gastronomia Típica Italiana irá acontece nos dias 14 a 18 de junho com um espetáculo cultural e gastronômico. Segunda secretária de Cultura, Esporte e Turismo, a festa terá novidades neste ano. “Nossa grande atração, além da gastronomia típica italiana, é o Carnevale di Venezia. Estamos recebendo um título do cônsul que nomeia o Carnevale di Venezia como o mais original fora da Itália. Neste ano teremos carros alegóricos e abre alas com as rainhas. Terão arquibancadas e grades de isolamento para uma melhor organização. Uma das novidades da festa será a Vila Gastronômica, onde a gastronomia típica terá um espaço especial”, ressaltou Susan.

Colaboração: Cris Freitas – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Nova Veneza

Notícias Relacionadas

A União Faz a Vida promove segunda Mostra de Projetos

Estudantes apresentarão conhecimentos construídos a partir de práticas que possibilitam a autonomia e cooperação.

Atleta de Nova Veneza é campeã do nacional de atletismo escolar em Natal

Larissa da Silva Lúcio, de 16 anos, competiu em duas provas: salto em altura e 800 metros

Funcionários de hospital de Nova Veneza entram em greve por pagamento de salários

Segundo sindicato, apenas atendimento de emergência é realizado. Hospital deve R$ 70 mil da folha de pagamento de junho, conforme entidade.

Nova Veneza aguarda novas doses da vacina para a Campanha de vacinação contra Influenza

Na primeira etapa, que começou nesta segunda-feira (23), dois grupos foram contemplados: idosos e trabalhadores da área da saúde.