Geral

Reflexões sobre adoção e apadrinhamento afetivo marcam evento em Criciúma

A psicóloga da comarca de Criciúma, Joana Patricia Anacleto de Assis, abordou questões envolvendo legislação, direitos e deveres e o Estatuto da Criança e do Adolescente

Divulgação

Celebrando o Dia Nacional da Adoção, foi promovido na última quarta-feira (25/5), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o evento “Amor sem medidas”, organizado pela da Associação Beneficente Nossa Casa, em parceria com a Vara da Infância e Juventude e Anexos da comarca de Criciúma.
O evento buscou conscientizar, sensibilizar e informar os presentes sobre o ato de adotar ou apadrinhar afetivamente crianças e adolescentes que estão acolhidos institucionalmente.

A psicóloga da comarca de Criciúma, Joana Patricia Anacleto de Assis, abordou questões envolvendo legislação, direitos e deveres e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também falou o que é necessário para ingressar no processo de adoção, sobre refletir as motivações para adoção e, pensando em um momento futuro dos pretendentes, em como contar para as crianças sobre a adoção. Já a psicóloga Samara Barbosa, à frente do Programa Apadrinhamento Afetivo, detalhou sobre a iniciativa, quem pode participar e sobre a responsabilidadedos padrinhos e madrinhas de uma criança ou adolescente institucionalizado. “A prioridade é da criança, o foco é nela”.

O Programa Apadrinhamento Afetivo, lançado em outubro de 2018 também em parceria com a Vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, é voltado a crianças e adolescentes acolhidos, com remotas chances de adoção, e visa possibilitar a vivência de vínculos afetivos, ampliando suas experiências sociais, culturais e de desenvolvimento familiar. Podem participar pessoas que residam em Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza e Treviso, área de abrangência da comarca de Criciúma. Após a seleção, os padrinhos e madrinhas irão passar por um processo de preparação, através de oficinas temáticas, até estarem habilitados para iniciar a convivência. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas com a instituição pelo telefone (48) 3443-6859.

Notícias Relacionadas

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Eles passarão a ganhar R$ 2.424,00

SESI inicia aulas de robótica de alto desempenho em parceria com o município de Criciúma

Cerca de 20 alunos, de 14 escolas municipais, estão participando da oficina

Mulher será indenizada após vestido arrebentar em baile e praticamente deixar ‘seio à mostra’, decide TJSC

Ação foi movida contra loja contratada. Segundo a Justiça, a alça da peça arrebentou e causou constrangimento. A sentença foi divulgada na quinta-feira e cabe recurso.

Noite de confraternização coroa o sucesso da primeira turma do PGVE realizado pela ACIO

Capacitação proporcionou o conhecimento necessário para 50 empreendedores alavancarem os resultados dos seus negócios.