Geral

Reforma na Escola Municipal Luiz Lazzarin é inaugurada com festa, homenagens e resgate histórico

Reforma e ampliação da escola foi inaugurada nesse sábado (4) com reencontro de ex-alunos, homenagens e o anúncio da construção do novo ginásio coberto.

Foto: Divulgação

O sábado (4) foi de festa e emoção na inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Luiz Lazzarin, localizada no bairro Vila Isabel, no distrito do Rio Maina. Homenagens a ex-alunos, ex-colaboradores, atual gestão e pessoas que fizeram parte da história da escola. A equipe da Administração Municipal, estudantes e comunidade prestigiaram a cerimônia e as atrações.

Fundada em 1974, a escola foi municipalizada no final do ano passado e desde janeiro vinha passando pelas obras. O objetivo era oferecer uma melhor infraestrutura e ambiente adequado, contribuindo com um ensino de qualidade aos alunos. Atualmente 500 alunos estão matriculados, e a projeção para o futuro é receber até 700.

No evento houve apresentações da banda marcial do 28° GAC e banda da Escola Filho do Mineiro, barraca de quitutes, apresentação de grupos de dança e show da banda Moinhos de Vento. O ponto alto das comemorações foram as homenagens às pessoas que contribuíram com a escola ao longo de sua história.

A ex-aluna, Daiana Colombo, relembrou histórias como a de dona Goreti Manentti, moradora da comunidade que vendia chup chup escondido para os alunos, em uma época em que era proibido comercializar qualquer tipo de alimento dentro da escola.

As 12 diretoras que estiveram à frente da escola ao longo dos últimos 45 anos também foram lembradas. “Quando comecei a gestão em 1974 nós recebemos 399 alunos, as carteiras das salas de aula para oito salas, as mesas e escrivaninhas para começar a trabalhar e só”, relembra Nanci Meller Ronchi, a primeira diretora da escola.

A atual diretora da escola, Raquel da Silva, também comentou sobre a conquista da reforma. “É a realização de um sonho, a escola reformada traz mais dignidade aos alunos e mais qualidade no trabalho pedagógico dos professores. Então agora, a renovação dá um ânimo as pessoas que ficam felizes de vê-la recuperada”, destaca.

A ex-aluna e professora aposentada da rede municipal de ensino, Claudete dos Santos Vieira, conta qual a sensação de ver a escola reformada. “Hoje me sinto muito feliz em vir aqui e ver a escola do jeito que está, estruturada, reformada, uma infraestrutura excelente para as crianças. Parque, salas de aulas equipadas, chama atenção do aluno para estudar aqui”, frisou.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e o vice-prefeito Ricardo Fabris fizeram a entrega simbólica de kits de uniforme e a assinatura do repasse oficial feito pelo Programa de Parceria Educacional Estado/Município. A escola também irá ganhar um novo ginásio coberto. O documento de autorização de licitação foi assinado pelo prefeito, a representante da Secretaria de Educação do Estado, Ronise Cristina Guimarães e a secretária de Educação, Roseli de Lucca.

“Agradeço ao Governo do Estado por confiar no Governo do Município e na educação de Criciúma nos cedendo esse belo espaço. Agradeço a todos que trabalharam aqui sem cessar desde janeiro e ao prefeito, porque sem sua persistência e dedicação nós não teríamos terminado a obra e não estaríamos aqui hoje. Muito obrigada por confiar em nós”, disse Roseli.

A reforma da Escola Luiz Lazzarin foi lembrada pelo prefeito Clésio Salvaro como o resultado positivo da união de forças, já que muitos contribuíram para que esse plano se tornasse realidade. “Agora começa uma nova etapa, era do estado e agora é do município, a escola se tornou uma das três maiores escolas da cidade Temos essa responsabilidade de fazer essa instituição ainda melhor, transformando a vida de várias pessoas,” conclui.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Biguaçu acolhe primeira escola do modelo cívico-militar proposto pelo MEC

Secretaria de Estado da Educação (SED) identificou a unidade de Ensino como apta aos requisitos do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), do Ministério da Educação (MEC).