Geral

Regional de Saúde de Criciúma distribui primeiras 46 mil doses da vacina contra a gripe

Campanha que inicia na segunda-feira deve imunizar quase 90 mil pessoas na região de abrangência da SDR de Criciúma

As primeiras 46 mil doses da vacinação contra a gripe já foram entregues pela Gerência Regional de Saúde para os postos de saúde dos 12 municípios de abrangência da Secretaria Regional (SDR) de Criciúma. A previsão é que até o dia 20, outras 46 mil das doses sejam entregues. A 15° Campanha Nacional contra a Gripe Influenza que inicia no dia 15 e estende-se até o dia 26, tem por meta vacinar 80% do público alvo, ou seja, 87.761 pessoas.

O grupo a ser vacinado inclui idosos com mais de 60 anos, crianças com idade de seis meses a dois anos incompletos, trabalhadores da área da saúde, pessoas que tem o estado de doença crônica comprovada, gestantes e mulheres que tiveram filhos no período de até 45 dias. “Todas as pessoas estão expostas ao vírus, no entanto as que compõem o grupo de vacinação são as mais vulneráveis”, explica a enfermeira do grupo de imunização, Rosane Maria dos Santos.

O Estado recebeu ao todo 1,6 milhões de doses e a Vigilância Epidemiológica estima que 1,5 milhões de pessoas sejam vacinadas. Na região de Criciúma, espera-se a imunização de 8.016 crianças, 38.752 idosos, 4.008 gestantes e 6.087 profissionais da saúde.

“Todos os que fizeram a vacina no ano passado devem receber a aplicação novamente, pois ela tem prazo de até um ano. É importante levar a carteira de identidade e o cartão de vacinação. As pessoas com doença crônica que não são pacientes da Unidade de Saúde tem que levar pedido médico”, salientou a Rosane.

Em caso de suspeita da doença é importante recorrer ao posto de saúde mais próximo. “Os sintomas da gripe são dor nas articulações, coriza, mal estar, febre e tosse. Além da vacina também é importante manter uma alimentação saudável, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos”, recomenda a enfermeira.