Educação

Reitor da Unesc fala sobre a importância do lúdico no espaço escolar

Capacitação ocorreu com cerca de 90 professores de séries iniciais

“Quando eu disser sim, você vai dizer não… Quando eu disser não, você vai dizer sim… Sim, não, sim! Não, sim, não!”. Foi com essa cantoria que o reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, iniciou a palestra “A importância do lúdico no espaço escolar” com os professores da rede pública estadual nesta tarde (22/7).

Volpato e os professores presentes ficaram alguns minutos trazendo para a capacitação um exemplo simples sobre o uso do lúdico na sala de aula. “Alguém consegue cantar isso sem estar muito atento? Isso mexe com toda a capacidade da criança, além de que se podem usar palavras na música de acordo com o que está se ensinando”, explicou o reitor.

Capacitação

A capacitação ocorreu no auditório da Gered (Gerência Regional de Educação) com cerca de 90 professores de séries iniciais. Ela integra o Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que é um programa do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais, voltado para a alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

A criança e o contexto

Volpato também trabalhou a questão da importância de entender o contexto onde a criança está para trabalhar com o lúdico. “Os brinquedos retratam o momento histórico, os espaços e a cultura de uma criança”, afirmou. Ele explicou que não se pode generalizar dizendo que as crianças só ficam no videogame e computador, pois tudo depende de onde eles estão e da situação socioeconômica.

“A criança brinca de Faz de Conta com coisas que ela não pode fazer, para entender o mundo onde ela está inserida. Por exemplo, até 1980 quem dirigia era o homem, então os meninos brincavam de carrinho”. Porém, ele destacou que hoje isso ainda continua, mesmo as mulheres dirigindo, o que gera uma interrogação, mas que já está sendo repensado.

Livro é referência em SC

O livro de Volpato, “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”, publicado em 2002, foi sugerido como referência para todas as formações continuadas em Santa Catarina durante os trabalhos sobre a importância do lúdico no espaço escolar.

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa