Poder Legislativo

Reivindicações da Associação de Moradores do Bairro Nova Orleans ainda não foram atendidas

O presidente da associação pediu apoio dos vereadores para cobrar respostas por parte do Poder Executivo

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Orleans, Joel Cavanholi, usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Orleans para falar sobre os projetos sociais da associação e também sobre as reivindicações dos moradores. O pronunciamento se deu na sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (8). Ele se queixou da ausência de respostas por parte do Poder Executivo.

O presidente da associação também pediu atenção para algumas reivindicações do bairro: melhorias na infraestrutura das Ruas Airton Senna e Pedro Francisco Cardoso, abrigo de ônibus para os estudantes e a regularização dos endereços para poder receber entregas dos Correios.

"Na semana passada, fizemos uma reunião na Prefeitura e nos prometeram que até o fim do ano seria resolvida a questão da Rua Airton Senna. Eu não consigo mais ouvir isso. Já fomos várias vezes na Prefeitura com os moradores do bairro e é sempre a mesma história. Não queremos isso seja um incentivo à campanha política no próximo ano. Estamos aqui fazendo nosso papel de cidadão e merecemos respeito. Se vai sair até o fim do ano, queremos um cronograma de quando vai começar e também finalizar. Eu já cansei de ir buscar resposta lá. Por isso, viemos apelar novamente para o auxílio de vocês".

Cavanholi também falou sobre a falta de resposta em relação à Rua Pedro Francisco Cardoso. “Lá, apenas uma medida paliativa foi feita pelo proprietário do lote. Dei a sugestão à Prefeitura de colocar algum tipo de rejeito e, em seguida, passar um rolo compactador para amenizar a poeira. Já faz 45 dias que conversei com eles e não tive nenhuma resposta ainda. Quando chove, os moradores ficam felizes. Até às 9 horas tem neblina lá. Depois, fica com uma neblina de poeira até as 18 horas. Pedimos ajuda de vocês porque não aguentamos mais ficar à mercê do abandono".

O presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan (PSDB), falou sobre a questão. "Havia uma falha na legislação em relação aos loteadores. Na última alteração do Plano Diretor, regulamentamos a obrigação de cada loteador de garantir a infraestrutura. Vocês também podem procurar o Ministério Público e notificar com relação ao não cumprimento da lei, pois todo o loteador tem um prazo para se adequar aos padrões estabelecidos. Nós também temos a mesma dificuldade quando fazemos cobrança. Entretanto, nos colocamos a disposição para brigar pelos interesses de vocês".

O vereador Antonio Dias André (PMDB) falou sobre as indicações que não são atendidas. "Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar pelo trabalho de vocês. Toda solicitação feita pelos vereadores é em forma de indicação. No dia 18 de março de 2013, eu solicitei um abrigo de ônibus, veja bem, um só, lá para Pindotiba, pois lá há somente uma creche municipal, e não foi atendido até hoje. E o pior é que não nos dão nem satisfação do motivo de não ter sido feito. Isso desestimula até os vereadores. Nós não queremos aqui criticar o prefeito, mas queremos que o povo seja atendido com mais seriedade".

O presidente da associação aproveitou a oportunidade para falar também sobre os projetos realizados no bairro. "Estamos implementando uma horta orgânica comunitária com o objetivo de proporcionar a alimentação saudável e contribuir para a diminuição dos custos do orçamento familiar. Além disso, parte dos alimentos plantados será revertida para as crianças da creche e da escola do bairro. Gostaríamos que vocês nos auxiliem a levar as crianças a participar da produção da horta, que era um hábito comum anos atrás e desejamos resgatar isso", solicitou.

Outra ação da associação, o projeto de Cartão Fidelidade também foi abordado por ele. "Iniciamos o cartão fidelidade também com o objetivo de diminuir os gastos das famílias. Os moradores ganham desconto para comprar ou contratar serviços nos estabelecimento de Nova Orleans, proporcionando diminuição de custos para os consumidores e valorização dos negócios locais. Abrimos espaço também para empreendimentos localizados em outras áreas do município e contamos hoje com 22 parceiros, que garantem de 8 a 30% de desconto".

 

[soliloquy id=”145978″]