Trânsito

Relatório aponta trafegabilidade urbana de Içara

Pesquisa subsidiará alterações no trânsito

Pesquisa encomendada pelo Governo de Içara para avalizar a trafegabilidade nos principais cruzamentos da cidade, com foco na melhoria da mobilidade urbana, foi apresentada terça-feira pelo arquiteto e urbanista, Roberto de Oliveira Cabral. Conforme a contagem de veículos feita, o cruzamento da Rua Vitória com a Procópio Lima é o mais movimentado – uma média de 24,1 mil veículos passa por dia no local, entre às 7h às 19 horas. Ou seja, um veículo a cada dois segundos. O estudo subsidiará alterações no trânsito.

A pesquisa foi aplicada nos seis cruzamentos considerados mais críticos da cidade. A Rua Vitória com a Sete de Setembro é o segundo ponto mais movimentado da cidade. No dia da pesquisa foi contabilizada a passagem de 10,5 mil veículos. Já na Rua Marcos Rovaris com a Sete de Setembro somou-se a circulação de oito mil veículos em 12 horas de contagem. A pesquisa foi realizada do dia 20 a 22 de agosto, das 7h às 19h, diferenciando os meios de locomoção em: veículo de passeio, utilitários, motocicleta, bicicleta, ônibus e caminhão.

“Todas estas informações são necessárias para cientificamente melhorarmos a mobilidade urbana da cidade. A atual organização do trânsito do município já não comporta o fluxo de veículos. Temos que pensar em ciclovias, faixas de pedestre, novas vias e melhoria no transporte coletivo, incluindo a ferrovia. É a democratização dos espaços públicos para uso coletivo”, ressalta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Participaram também da reunião o diretor do Núcleo de Transporte e Circulação, Joacir Domingos Pereira e o secretário de Planejamento, Israel Rabelo. Teve ainda a presença de representantes da CDL, ACII e Associação de Jovens Empresários de Içara (AJE).

Contagem de tráfego

RUA VITÓRIA COM AVENIDA PROCÓPIO LIMA: 24.116
PONTO 2 – RUA VITÓRIA X RUA SETE DE SETEMBRO: 10.581
PONTO 3 – RUA MARCOS ROVARIS COM A RUA SETE DE SETEMBRO: 8.036
PONTO 4 – RUA HENRIQUE LAGE COM RUA ANITA GARIBALDI: 4.565
PONTO 5 – RUA DJALMA MARQUES COM RUA QUE DÁ ACESSO A RUA 30 DE DEZEMBRO: 4.895
PONTO 6 – RUA MARCOS ROVARIS COM AVENIDA PROCÓPIO LIMA: 11.780

TOTAL: 63.973