Geral

Religiosa retorna de missão na África

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após três anos de ação missionária em Moçambique, na África, Irmã Markelízia Cruz Araujo retorna com uma certeza: o Deus Providente que a enviou para aquela missão a trouxe de volta, e a ela confiará outras pessoas para que possa amar e dedicar sua vida. Estar perto dos mais necessitados é o desejo da religiosa da Congregação das Irmãs da Divina Providência – mantenedora do Hospital Nossa Senhora da Conceição e Colégio São José, em Tubarão.

Impressionada com a pobreza que lá presenciou, Irmã Markelízia cita como desafios o combate à desnutrição infantil e doenças como Malária e Aids. Em 2010, quando chegou ao país africano, a religiosa logo se juntou a outras missionárias da Congregação. Permaneceu dois anos em Massangulo e um ano em Entre-Lagos, estando à frente da administração de dois internatos, um masculino e um feminino, que recebiam crianças órfãs e em condições de vulnerabilidade.

Feliz e realizada, a mineirinha da cidade de Salinas, religiosa desde 1992, conta que logo se adaptou ao clima e ao modo de viver daquele povo. Realizou partos, auxiliando a parteira do local, conviveu com a “rainha” da comunidade e desenvolveu trabalhos com crianças desnutridas, em parceria com o Centro de Saúde local. “Assim como voltei realizada e pronta para uma nova atividade, desejo, do fundo do meu coração, que outras religiosas possam se dispor a continuar esta bela missão”, ressaltou.