Geral

Repaginação traz novo colorido e resgata desenho original dos jardins do Paço Municipal

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Os jardins da casa de todos os criciumenses receberam uma repaginação completa e o novo colorido das plantas aviva a entrada principal do Paço Municipal Marcos Rovaris. Executada pela Fundação do Meio Ambiente (Famcri), a reforma contabilizou o plantio de 2 mil exemplares de flores e 5 mil mudas de plantas ornamentais e recuperou o formato original do local, soterrado pelo avanço da grama e do mato. O serviço levou aproximadamente 20 dias.

A receita para a preparo da terra envolveu a descompactação do solo e a adição de 5 m³ de terra e 20 quilogramas de adubo orgânico preparados no Horto Florestal, com mais 2 m³ de cinzas e 25 quilogramas de adubo químico nos locais. “Do Horto Florestal também saíram as mudas, que foram cultivadas com esta finalidade. Escolhemos variedades compatíveis com o clima e a exposição ao sol de cada segmento”, explica o diretor de Arborização e Educação Ambiental da Famcri, Antônio Fábio Lessa Matos.

Em conformidade com o projeto elaborado pelo arquiteto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Giuliano Colossi, os meios-fios instalados na inauguração do Paço Municipal foram recuperados e o desenho original restabelecido. “Tivemos a preocupação de restabelecer o formato instalado há mais de 30 anos e agora contamos com a colaboração de todos que transitam por ali para que possamos preservar os canteiros”, adverte Matos.

As espécies de flores escolhidas para serem distribuídas nos jardins do Paço foram tagetes, sálvia, celósia, petúnia, boca-de-leão e amor perfeito. Mais resistentes, as plantas ornamentais colocadas pela Famcri foram posicionadas em pontos com menor incidência de sol. Entre as variedades escolhidas estão periquitos vermelhos, brilhantinas, liríopes, grama preta, lírios amarelos e lírios do campo.

Colaboração: João Pedro Alves