Poder Legislativo

Representante dos Correios pede apoio de vereadores para adequações dos endereços em Orleans

O assessor de comunicação dos Correios, Genésio Agenício da Silva, usou a tribuna livre na Câmara de Vereadores de Orleans, na sessão ordinária de terça-feira (8), para pedir apoio dos edis para aperfeiçoar os trabalhos de envio e entrega de correspondências no município. Conforme o profissional, o relevo acidentado e a numeração dos endereços, que não está de acordo com os padrões, prejudicam a produtividade.

O representante dos Correios apontou ainda quais padrões devem ser seguidos:

– A cada 400 metros, os logradouros e vias devem dispor de placas indicativas de nomes instalados pela Administração Municipal;

– Os imóveis devem dispor de numeração ordenada, individualizada e única. O número da cada endereço corresponde à quantidade de metros que a casa fica do início da rua. Os números pares correspondem ao lado direito. Os ímpares, por sua vez, dizem respeito aos imóveis localizados do lado esquerdo.

Exemplo: o número 640 significa que a casa fica localizada do lado direito, a 640 metros do início da rua;

– Os imóveis devem dispor de caixas receptoras de correspondências localizadas na entrada. Caso contrário, deve haver a presença de um responsável pelo recebimento da entrega. Os cães não podem ter acesso ao local no qual os carteiros depositarão as correspondências, pois representam risco à segurança dos profissionais dos Correios.

"As vias e logradouros devem oferecer condições adequadas de acesso e segurança ao entregador dos Correios. Muitos lugares são populosos aqui em Orleans, mas os Correios não entregam porque falta caixa, tem cães soltos e também devem ser melhoradas as condições das ruas. Este ano o sistema que aponta se as localidades possuem estruturas para receber os carteiros não irá mais rodar. No ano que vem, esse sistema de acompanhamento irá rodar em Orleans. Então, pedimos para que os poderes municipais nos ajudem na preparação para melhorarmos os resultados no município", solicitou.

O presidente da Casa Legislativa, o vereador Mário Coan (PSDB), respondeu às solicitações do profissional. "O que aconteceu em Orleans foi que a numeração da cidade se tornou uma indústria. Contrataram uma empresa que não cumpriu com a legislação da época, com a nomenclatura internacional. A Câmara de Vereadores pode realizar esse trabalho de divulgação social. Seria interessante verificar se a numeração da Prefeitura está de acordo com as normas. Se está, iremos lembrar que cada morador deve colocar na casa o número correspondente ao cadastro da Prefeitura e também seguir as normas quanto à segurança e à caixa de correspondência", se comprometeu o vereador.

Também se fizeram presentes na sessão ordinária, a gerente da agência dos Correios de Orleans, Fabiani Cucolotto, a coordenadora de atividades externas, Marilon Cascaes Custódio, o gerente de distribuição, André Zilli, e o técnico de Correios, Daniel do Nascimento.

[soliloquy id=”145957″]