Geral

Representantes de indústrias químicas recebem informações sobre nova legislação

Nova norma prevê mais segurança e saúde aos profissionais do setor.

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

Associados do Sindicato das Indústrias Químicas Sul Catarinenses (Sinquisul) estiveram reunidos na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) regional Sul e conferiram uma palestra sobre GHS (Sistema Harmonizado Globalmente) e o impacto nas indústrias. O convidado para palestrar foi o diretor técnico da InterTox, empresa especializada em consultoria de segurança química, Fabriciano Pinheiro. Segundo o especialista, essa é uma nova norma que já é lei no país e que as empresas precisam se adequar.

“Essa nova legislação prevê segurança e saúde para os trabalhadores, além de toda questão ambiental. A GHS estabelece a criação de processos de classificação que usem os dados disponíveis sobre os produtos químicos que são comparados a critérios já definidos e a comunicação da informação de perigo nos rótulos dos produtos”, destaca.

Ainda de acordo com Pinheiro, esta mesma questão já é estudada e trabalhada na Europa há 50 anos. No Brasil, o assunto começou a ser discutido no início da década de 90 e mais efetivamente nos últimos dez anos. “O cenário se apresenta diferente em determinadas regiões do país. Na região Sul de Santa Catarina há algumas empresas que já estão se adequando a nova legislação. É um tema técnico e ao mesmo tempo muito estratégico para as empresas”, frisa.

De acordo com o presidente do Sinquisul, Jaime Dal Farra, essa é uma informação de relevância para todos os associados e o sindicato cumpre o seu papel em levar até as indústrias todas as mudanças no setor.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação