Geral

Representantes do MCTI visitam projetos de cibersegurança da UniSatc

Centro Universitário se destaca como referência em segurança digital com projetos inovadores e estrutura de ponta

Foto – SATC

Os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Everton Goursand de Freitas e Vaneska Leite da Cruz Alexandre, visitaram a UniSatc nesta terça-feira (11) para auditar e conhecer de perto os projetos relacionados a cibersegurança desenvolvidos pela instituição. As iniciativas foram viabilizadas por duas emendas parlamentares do senador Esperidião Amin, destinadas ao fortalecimento da infraestrutura de ensino, pesquisa e inovação na área.

Durante a visita, os representantes do MCTI conheceram as instalações da UniSatc, incluindo o Centro Tecnológico da instituição e os laboratórios onde ocorrem aulas do curso técnico em Segurança Cibernética. Eles também tiveram a oportunidade de dialogar com alunos e professores, aprofundando o entendimento sobre os projetos que estão sendo executados.

O coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software da UniSatc, Anderson Farias, destacou a importância da visita. “Foi uma oportunidade única de apresentar o trabalho que estamos realizando com muito empenho. Os representantes elogiaram a clareza das nossas apresentações e reconheceram que a instituição já investia na área antes das emendas e tem planos para continuar investindo depois delas”, afirmou.

O novo curso técnico em Segurança Cibernética foi um dos pontos altos da visita. Segundo Farias, a interação com os alunos no laboratório surpreendeu positivamente os visitantes. “Eles ficaram impressionados com o engajamento dos alunos e com a estrutura que oferecemos para as aulas práticas. Foi gratificante ouvir os elogios e perceber que estamos no caminho certo”, comentou.

Para o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira, a visita reafirma o compromisso da instituição com a inovação e a excelência. “A UniSatc tem se dedicado a formar profissionais capacitados para os desafios do futuro. Essa avaliação positiva por parte do MCTI demonstra que nossos projetos estão alinhados com as demandas do mercado e da sociedade”, pontuou o reitor.

Os representantes do MCTI concluíram a visita elogiando o trabalho desenvolvido e destacaram que os temas abordados pelos projetos fazem parte de um escopo maior. “Eles perceberam que a UniSatc não apenas executa os projetos com clareza e eficiência, mas também tem uma visão estratégica para a área de cibersegurança. Essa visão nos posiciona como referência na formação de profissionais e na produção de conhecimento”, concluiu Farias.

Além dos representantes do MCTI, acompanharam a visita o coordenador adjunto dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software da UniSatc, Vagner Rodrigues e o coordenador de consultorias e P&D do Centro Tecnológico Satc, Anderson Spacek.

Notícias Relacionadas

Espanha e Portugal enfrentam apagão de energia elétrica

Por causa da falta de luz, que começou por volta das 12h do horário local - 7h de Brasília -, vários serviços foram interrompidos. Aeroportos e estações de trem foram afetados.

Frio intenso atinge o Brasil e mínima pode chegar a 0°C; veja as regiões mais afetadas

Após chuvas no domingo (27), tempo em Santa Catarina será marcado pelo frio intenso e presença de sol ao longo desta semana

Futebol, amizade e emoção marcam o 2º Festival Coopercocal de Escolinhas

Evento reuniu atletas, famílias e comunidades em um sábado de integração e celebração do esporte

Casal se perde em trilha de Jacinto Machado e por pouco aventura não termina em tragédia

Bombeiros enfrentam neblina e chuva intensa para salvar vítimas no Morro do Carasal, em Jacinto Machado