Poder Legislativo

Representantes dos bairros São Jerônimo e Nova Orleans reivindicam na Casa Legislativa

Os presidentes das Associações de Moradores dos Bairros de São Jerônimo e Nova Orleans, Vanderlei Donizete Batista e Joel Cavanholi, respectivamente, fizeram uso da tribuna livre na primeira sessão ordinária do mês de maio da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada nesta segunda-feira (4).

O representante de São Jerônimo pediu para que os edis providenciem a fiscalização da obra de asfaltamento do bairro. “As obras estão em fase final, mas já apresentam problemas. Então peço para que vistoriem a camada asfáltica e as bocas de lobo para se certificar de que estejam dentro do padrão exigido. Deve ser providenciado também o calçamento da Rua da Igreja católica, pois o acesso a ela é muito difícil. Também há carência no transporte público nos fins de semana e no fim do ano”.

Além de infraestrutura, Vanderlei pediu também melhorias na educação e saúde. “A escola do Ranchinho também deve ser verificada, além do bueiro danificado pela chuva, que põe em risco a estrutura da escola. A Rua perto da creche não tem calçada, sinalização e há muita poeira. Tem que ser visto também a questão do posto de saúde. Os moradores vão até o postinho nas sextas-feiras, dia que deveria ter médico, e, às vezes, não tem, está fechado”.

Conforme o líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Valter Orbem (PSD), o problema da escola é antigo. “Foi feito drenagem depois do asfalto e baixou a estrada. Infelizmente, ninguém fez nada para corrigir. Quanto à fiscalização, há uma equipe do Badesc [Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina] e da prefeitura que farão isso. Se houver irregularidade, a empresa licitada deverá refazer o trabalho”, afirmou.

O vereador Antonio Dias André (PMDB) afirmou que será verificada a situação do Posto de Saúde da Família – PSF. “Não podemos julgar antes de conhecer a realidade. Primeiro deve ser visto o cronograma da Secretaria da Saúde para então tomar posicionamento do fato concreto, seja ele contra ou a favor”. Já o presidente da Casa Legislativa, Mario Coan (PSDB), garantiu que um pedido de informação será feito. “Vamos solicitar ao prefeito uma resposta oficial para todos os pontos elencados em ata pelos moradores do bairro”.

O representante do bairro Nova Orleans, por sua vez, falou sobre as resoluções do poder executivo a respeito das reivindicações da associação de moradores e pediu ajuda dos vereadores para fiscalizar se os problemas serão resolvidos. De acordo com Valter Orbem, uma reunião já foi feita e uma próxima está marcada para daqui a 90 dias.

“Eu e representantes do poder executivo nos reunimos com moradores do bairro, onde mostramos que os loteadores foram intimados para realizar as obras que são de responsabilidade deles. Assim, em conjunto com a prefeitura, iremos melhorar a infraestrutura dos bairros. Na próxima reunião, será reanalisado o que foi discutido para ver o que foi feito e cobrar o que ainda falta fazer”, afirmou.

Ordem do dia

Na oportunidade foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 2, de 24 de abril de 2015, que dispõe da criação de quatro vagas de cozinheiro para o quadro permanente de pessoal da Administração Pública Municipal. Duas serão distribuídas nos Centros de Educação Infantil Mundo Encantado e Arcângelo Campos e outras duas ficarão à disposição da prefeitura. Conforme justificativa, a criação de vagas se fundamenta no aumento de matrículas.

O Projeto de Lei – PL nº 0012, de 23 de abril de 2015, que autoriza repassar recursos financeiros em nove vezes de R$ 3 mil, somando R$ 27 mil, para a Casa de Apoio ao Idoso também foi aprovado. Além disso, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 1, de 16 de março de 2015, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 2.147, de 18 de dezembro de 2007.

Conforme o vereador Cristian Berger (PPS), isso diz respeito à revisão e alteração do Plano Diretor. “A lei prevê essa atualização e eu participei do Conselho das Cidades e de audiências públicas, onde foram feitas diversas alterações, como o alargamento de algumas ruas, aproveitamento de água de chuva em edifícios grandes e aumento do índice de zonas de uso misto. Foi feito bastante estudo para ser o mais justo possível para toda a população”.

Também foi aprovada a Indicação nº 0020/2015 de autoria do vereador Antonio Dias André, que solicita que o Executivo providencie o asfaltamento das Ruas da Pindotiba, assim como o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes se comprometeu em reunião realizada no dia 26 de novembro de 2012.

  • 832cb71414f52f717eae858f0a24d6a2
  • 979d2a160271abed620da61686955e2f
  • 3c9fc0fb7ab658019efa583a33f9edb0