Política

Requerimento pedindo melhorias na telefonia fixa e móvel é aprovado pelos vereadores

Foto: Antonio da Luz

Foto: Antonio da Luz

Um problema que há anos vem se arrastando e a cada dia se agrava mais, foi levantado pelo vereador José Antonio De Bettio, na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (24). Trata-se do cabeamento telefônico da empresa Oi. O vereador apresentou Requerimento onde pede ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, João Rezende, que adote providências quanto ao descaso da Operadora de Telefonia Fixa Oi, com a população do município de Lauro Müller, pois o cabeamento do sistema telefônico da empresa apresenta um emaranhado de fios, que ficam pendurados em postes da rede elétrica da Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc, em vários pontos da cidade, ocasionando transtornos, acidentes e uma imagem horrível para quem passa pelo município, especialmente os turistas.

De Bettio ainda solicitou que a Anatel intervenha também junto às operadoras de telefonia móvel, TIM, Claro, Oi e Vivo para que melhorem a qualidade dos serviços, especialmente do sinal da telefonia que vem apresentando problemas há bastante tempo, e no atendimento aos clientes nos call centers, pois são inúmeras as reclamações de péssimo atendimento.

Enchente de 1974

A maior catástrofe já vivida pelo sul catarinense, a grande enchente de 24 de março de 1974, foi lembrada pela presidente da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, Soraya Curcio Librelato, durante a sessão desta segunda-feira (24).

Durante seu pronunciamento na Tribuna a presidente lembrou a devastação que a enchente de 74 provocou nas cidades que margeiam o Rio Tubarão, desde a sua foz em Lauro Müller, até Tubarão, a mais afetada, onde inclusive inúmeras vidas se perderam.

Fotos da época, que mostram os estragos causados pela força das águas do Rio Tubarão, principalmente no município de Lauro Müller, foram apresentadas por meio de um projetor.

Indicações

Nº 63/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, que seja reformado o calçamento de lajotas da Rua Pedro Raimundo, em toda a sua extensão, no Bairro Alto Sumaré.

Nº 64/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, que seja providenciada a desobstrução da passagem na servidão sem denominação a partir da Rua 09 de abril, defronte a residência do popular "Téco", no Bairro Arizona.

Nº 65/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, firmar contrato de prestação de serviço para limpeza e manutenção dos cemitérios Santa Bárbara e Santa Clara. Justificativa: Sempre existiu um contrato de terceirização deste serviço com a Prefeitura de Lauro Müller. Porém, desde o início da atual gestão o serviço deixou de ser contratado, o que nos preocupa, pois a falta dos profissionais para realizar o serviço de zeladoria está comprometendo a limpeza dos cemitérios.

Nº 66/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, construir rampa de acesso para cadeirantes no Centro Múltiplo Uso Maria da Glória Pickler Fernandes. Justificativa: O prédio público recebe semanalmente os encontros do Clube de Mães do Bairro Cairu, sendo que uma das participantes é cadeirante e tem imensa dificuldade para acessar o interior daquela edificação, precisando da ajuda de outras pessoas, o que acaba sendo constrangedor.

Requerimento

Nº 6/2014 do Vereador Helder Velho, envio de ofício ao senhor Lourival Pizzolo, Superintendente Regional Sul do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra e ao senhor João Rosa Filho Fabris, Secretário Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR de Criciúma, solicitando a adoção urgente de medidas para garantir a segurança dos usuários da Rodovia SC-390, no trevo de acesso ao Bairro Santa Bárbara, no município de Lauro Müller. Justificativa: com a conclusão das obras do asfaltamento do desvio do trânsito do Centro de Lauro Müller um grave problema surgiu: a falta de segurança para quem pretende acessar o bairro Santa Bárbara. Isso porque no local existe uma construção antiga, que com o novo traçado da rodovia, acabou ficando muito próximo da via, o que acaba comprometendo a visibilidade dos motoristas, aumentando a possibilidade de acidentes (conforme fotos em anexo). Além disso, moradores reclamam que caminhar pelo local ficou muito perigoso.

Pedido de Informações

Nº 3/2014 do Vereador Manoel Leandro Filho, que seja informado a esta Casa, por que o balancete financeiro mensal da prefeitura não está sendo disponibilizado nos murais da prefeitura e da Câmara de Vereadores, conforme foi anunciado no início da atual gestão.

Ordem do Dia

Foi aprovado em única votação o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2014 de autoria de Executivo, que "AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A TRANSFERIR RECURSOS FINANCEIROS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO PARA O CORAL INFANTO JUVENIL MENINO JESUS DO MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". O valor do repasse autorizado é de R$ 10 mil.

Pronunciamentos

A Tribuna foi utilizada pelos vereadores Ronaldo da Silva (PP), José Cambruzzi (PMDB), Helder Velho (PMDB) e Soraya Curcio Librelato (PSD).

Confira abaixo o áudio da sessão desta segunda-feira, na íntegra.