Segurança

Resgate de trabalhador picado por cobra na cabeça mobiliza bombeiros em SC

Imagem feita pelos bombeiros voluntários mostra dois ferimentos no couro cabeludo

CBVU, Divulgação

Um homem de 52 anos foi picado por uma cobra na cabeça. O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (17) na comunidade Salão, em Apiúna, no Médio Vale do Itajaí. Uma imagem feita pelos bombeiros voluntários que prestaram o atendimento inicial à vítima mostra dois ferimentos no couro cabeludo.

Segundo os socorristas, o homem contou que estava fazendo manutenção de uma cerca elétrica e atrás dele havia arbustos, por onde teria vindo a cobra e o atacado. Ele conseguiu ir até um ônibus da prefeitura que presta serviço médico na zona rural e pediu ajuda, pouco antes das 12h.

A médica fez a aplicação de soro e chamou os bombeiros. O paciente foi levado consciente ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, para tratamento com soro antiofídico. A unidade não informou qual o estado de saúde dele. O trabalhador não soube dizer qual espécie de cobra era.

No começo desse ano, o pastor Evandro José Matteussi, de 42 anos, morreu em decorrência da picada de jararaca, em Agrolândia, Alto Vale. O homem foi surpreendido pela cobra enquanto estava em uma região de mata, perto da casa onde morava. Ele chegou a ficar internado, mas não resistiu.

O que fazer ao ser picado por uma cobra

Em caso de acidentes com cobras, é recomendado que a pessoa mantenha a calma. Ao ser picado, o indivíduo deve lavar bem o local da ferida com água e sabão, deixar o ferimento elevado, manter repouso e ingerir bastante líquido para se manter hidratado.

Além disso, deverá buscar o quanto antes o atendimento médico em um hospital de referência para atendimento por acidentes ofídicos. O tempo é crucial para garantir o sucesso do tratamento.

Não é preciso se arriscar tentando capturar o animal que causou a ferida, afinal, o médico treinado poderá prescrever o soro antiofídico (responsável por anular os efeitos do veneno) pelos sintomas apresentados.

Não é recomendado cortar ou perfurar o local da picada da cobra. Também não se deve amarrar o local nem fazer garrotes ou torniquetes. Muitas vezes estas medidas podem agravar a situação.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Homem leva tiros nas costas após confusão intensa ao sair de casa noturna em Turvo

Confusão provoca uma tentativa de homicídio em Turvo e deixa homem ferido com balas nas costas

Retorno da chuva? Após semana tranquila, tempo bom está com os dias contatos em SC

O fim de semana em SC traz uma variação de temperaturas, pois entre o sábado e o domingo podem ocorrer pancadas de chuvas em determinadas regiões

Criciúma cede o Majestoso mais uma vez ao Internacional

Jovem é preso por envolvimento em furto de motocicletas em revenda de Criciúma

O investigado já tinha sido preso por crime semelhante em 2023.