
Foto: NBT/wiki commons
Há exatamente sete anos, no dia 23 de junho de 2018, teve início uma das missões de salvamento mais conhecidas no mundo. O episódio, ocorrido na Tailândia, envolveu o resgate de um grupo de meninos entre 11 e 17 anos que ficaram presos em uma caverna com seu treinador de 25 anos.
Tudo começou naquele mesmo dia, quando doze meninos, integrantes do time de futebol tailandês Javalis Selvagens, decidiram, após um treino, visitar a caverna Tham Luang Nang Non, conhecida como a “Grande Caverna da Senhora Adormecida”, localizada em Chiang Rai, província no norte do país. Infelizmente, uma forte chuva repentina inundou a caverna e bloqueou a saída, deixando o grupo preso.
Poucas horas depois, os garotos foram oficialmente considerados desaparecidos, e teve início uma complexa operação de busca. Ao serem localizados dentro da caverna, desencadeou-se uma grande mobilização para o resgate, que envolveu mais de mil profissionais, incluindo forças especiais da Marinha tailandesa e equipes internacionais vindas dos Estados Unidos, Mianmar, Laos, Austrália, China, Finlândia, Suécia, Ucrânia, Israel, entre outros países. A cobertura da operação ganhou destaque na mídia local e internacional.
No início, os esforços se concentravam apenas na localização do grupo, vivos ou não. Eles foram encontrados com vida no dia 2 de julho, por dois mergulhadores britânicos, em uma pequena elevação da caverna. A partir disso, iniciou-se uma nova fase: o resgate em segurança. A missão, no entanto, era extremamente difícil. A caverna possuía passagens estreitas e labirínticas, algumas com apenas 40 cm de largura, obrigando os mergulhadores a retirarem os cilindros de oxigênio para passar.
No dia 6 de julho, um mergulhador tailandês de 38 anos morreu após uma missão de entrega de alimentos e suprimentos ao grupo, um episódio que comoveu o mundo e expôs os perigos da operação.
O resgate começou em 8 de julho. Quatro mergulhadores acompanharam quatro meninos naquele dia, cada um sedado com cetamina para evitar pânico e reduzir o risco de hipotermia. No dia seguinte, mais quatro foram retirados. Finalmente, em 10 de julho, os últimos cinco, incluindo o treinador, foram resgatados com sucesso.
O caso inspirou filmes e documentários, como The Rescue, lançado em 2021, e Milagre na Caverna, de 2019.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Resgate na caverna de Tham Luang. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Resgate_da_caverna_de_Tham_Luang Acesso em 23 jun.2025