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Restauração da SC-370: sem previsão de ser anunciada

Foto: Maycon Vianna/Notisul

Foto: Maycon Vianna/Notisul

Quem utiliza a SC-370 no trecho entre São Ludgero e Tubarão terá que esperar mais um pouco para que a estrada comece a ser restaurada. Na visita do governador à região, na última quinta-feira, era esperado o anúncio de abertura do edital, que seria o primeiro passo para o início dos trabalhos na rodovia.
 
Porém, ficou mesmo só na expectativa. Conforme reportagem do jornal Notisul, o assunto foi retirado da pauta e, de acordo com os representantes do governo, ainda não tem data prevista para ser comunicada.

Para o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), o engenheiro civil Paulo Meller, nos próximos dias provavelmente será divulgado o retorno de Raimundo Colombo (PSD) à região do Vale do Braço do Norte para fazer o anúncio oficial. “Com certeza será agendado, pois já temos tudo bem encaminhado. Vamos agilizar”, enfatiza Meller.
 
Reclamações não param…

O técnico em administração Marco Polo Silva utiliza todos os dias, para ir e voltar do trabalho, cerca de 20 quilômetros da SC-370. Indignado, ele pede uma solução para que diminuam o excesso de buracos e que a rodovia tenha pelo menos condições de tráfego. “Já foram feitas diversas reclamações. O pessoal não aguenta mais tantos pneus cortados, latarias de carros estragadas. Enfim, nada é feito. Só promessa! Cansamos de lutar por melhores condições. Já tive que consertar o meu veículo pelo menos cinco vezes. Quando chove, então, o caos é total”, reclama Marco Polo. 
 
De acordo com os recentes estudos dos técnicos do Deinfra, a SC-370 é uma das rodovias mais perigosas do estado, onde circulam mais de 11 mil veículos por dia. O projeto de restauração inclui 40 quilômetros entre os municípios de São Ludgero e Tubarão, além da implantação de camada asfáltica, drenagem e acostamentos.

Conheça o projeto

O valor total da obra de restauração da SC-370 está estimado em quase R$ 42 milhões e 34 pontos devem ser modificados. A empresa Esse Engenharia Consultiva será a executora da obra. Já foram realizadas alterações em alguns itens do projeto inicial, principalmente nos trechos considerados mais críticos da rodovia. O projeto de restauração inclui 40 quilômetros entre os municípios de São Ludgero e Tubarão, além da implantação de camada asfáltica, drenagem, acostamentos, faixas de múltiplo uso, trechos de calçadas, dispositivos de segurança viária, sinalização, faixas de desaceleração, entre outros.