Turismo

Retomada das obras do Parque Municipal da Pedra do Frade volta à pauta, em Laguna

As obras do Parque Municipal da Pedra do Frade, em Laguna, podem ser reiniciadas ainda neste trimestre. Os trabalhos estão suspensos desde o último mês de setembro, por determinação da diretoria da Área de Preservação Ambiental – APA da Baleia-Franca. A retomada pode ocorrer após a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta – TAC mediado pelo Ministério Público. A ação foi proposta pelo órgão ambiental e deve ter um encaminhamento a partir desta semana.

O prefeito Everaldo dos Santos observa que a construção de um parque ecológico na região da Pedra do Frade, que fica entre o canto da Praia do Gi e a Praia do Sol, vai impulsionar o já tradicional ponto turístico, pois resultará em mais visibilidade e visitação. Na primeira etapa serão construídos o bloco administrativo, passarela de acesso à pedra, o pórtico e o cabeamento subterrâneo. A cerca de 500 metros da pedra ficará o principal acesso. Contemplará 257 metros quadrados, tendo salas administrativas, sanitários e espaço coberto. A área total do Parque Municipal é de aproximadamente 30 hectares.

A intenção é enaltecer a beleza do local e oferecer mais infraestrutura para os frequentadores. Localizado há oito quilômetros do Centro Histórico, o costão de rochedos tem uma pedra enigmática que atraí visitantes o ano todo. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, a pedra está apoiada sobre três pontos em um costão de inclinação de aproximadamente 45º com outra pedra sobre ela, de menor tamanho. O parque é uma intervenção de baixo impacto, garantindo a preservação dos recursos naturais.

Muitas histórias cercam o local 

Os estudiosos relatam duas histórias sobre a pedra: a primeira diz que foi colocada estrategicamente pelos nativos pré-históricos que habitavam a região há mais de três mil anos. A outra aponta como o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Existe também a crença que a pedra é obra de seres extraterrestres e quem a abraça consegue sentir uma energia fora do normal. O pesquisador Carlos Marega acredita que a pedra está sobre um ponto de distúrbio magnético terrestre, assim como ocorre no Triângulo das Bermudas.

Alguns ditos populares também são conhecidos, como a presença de ouro dentro da pedra e também a saída de feixes luminosos à noite. O fato é, assim como em pedras enigmáticas como Stonehenge, no Reino Unido, e a Cama de Anchieta, em Itanhaém, São Paulo, que o grande atrativo do elemento é a inquietação acerca da sua formação.

Conheça a proposta da prefeitura de Laguna acerca da obra do Parque Municipal da Pedra do Frade neste link.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna

[soliloquy id=”166394″]